Agora Litoral
Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) devolveram mais de 70 caranguejos, capturados ilegalmente, ao mangue de Antonina. Os crustáceos foram encontrados, na tarde de sexta-feira (16), em três sacos de náilon, durante fiscalização de rotina.
De acordo com a ocorrência, por volta das 14h30, uma equipe do 3.º Pelotão da 1.ª Companhia do BPAmb-FV, realizava patrulhamento aquático pela baía de Antonina, visando coibir ilícitos ambientais, quando, na região do Morro do Queimado, visualizou um indivíduo em uma região de mangue e resolveu se aproximar para verificar o que estava acontecendo.
No entanto, ao perceber a chegada da embarcação dos policiais, o suspeito fugiu para dentro do manguezal, deixando para trás as seis dúzias de caranguejo-uçá (ucides cordatus), que se encontra no período de defeso.
Diante da situação, foram realizadas buscas pelo mangue e proximidades para tentar localizar o suspeito, mas ele conseguiu fugir, sem deixar pistas. Os caranguejos acabaram soltos no manguezal.
DEFESO
No período de defeso do caranguejo, os policiais militares da 1.ª Companhia Ambiental têm intensificado o patrulhamento nas áreas de manguezais, buscando impedir a prática de captura irregular do caranguejo-uçá.
As regras para captura do caranguejo-uçá no Estado foram instituídas em 2002 pela Portaria do IAP nº180.