Notícias
Parnanguara conquista ouro no Parapan de Jovens na Colômbia
Victor foi eleito melhor atacante da competição
Após vencer a Venezuela na grande final do Parapanamericano de Jovens por 3 sets a 0 (25×10/25×14/25×16), a seleção brasileira de vôlei sentado conquistou o título de forma invicta e junto ao elenco, esteve o paratleta parnanguara Victor Hugo V. Taborda, eleito melhor atacante da competição.
Victor é natural de Paranaguá, é bolsista através do programa Bolsa Atleta, da Prefeitura de Paranaguá e Secretaria de Esportes e também defende as cores da Associação de Vôlei Paralímpico do Litoral (AVPL/SESPOR), entidade contemplada pela Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Paranaguá.
No último mês, o paratleta foi convocado para vestir o manto verde e amarelo durante o Parapanamericano de Jovens, representando o Brasil no vôlei sentado. A competição aconteceu em Bogotá (COL), entre os dias 08 e 12 de junho.TRAJETÓRIA DO BRASIL NA COMPETIÇÃO
A seleção brasileira, composta por quatro paratletas, venceu todos os seus adversários na fase de grupos, enfrentou e venceu a Argentina na semifinal por 3 sets a 0 e na grande final contra a Venezuela, levou a melhor após vencer pelo placar de 3 sets a 0.
MELHOR ATACANTE DA COMPETIÇÃO
Após se destacar durante as partidas, o paratleta parnanguara de apenas 17 anos, foi eleito melhor atacante da competição. Shirley Marques, professora e técnica de Victor Hugo na AVPL/SESPOR, destacou que muito trabalho foi realizado e ao unir a dedicação do atleta à experiência do técnico da seleção brasileira, Tony dos Santos, foi possível atingir o objetivo.
“Após muito trabalho da AVPL em conjunto com a experiência do professor Tony, técnico da seleção brasileira, pudemos ver a evolução do Victor, que teve um ótimo desempenho durante a competição. Vitinho cresceu muito como atleta e sabe que pode ir muito mais além. Ele sabe exatamente o que quer como atleta de alto rendimento, por isso estamos muito radiantes com o resultado e com a felicidade dele e sua família”, destacou Shirley, que também aproveitou para agradecer pelo apoio.
“Sempre agradecemos a confiança e empenho da Prefeitura de Paranaguá e Secretaria de Esportes em apoiar em tudo que necessitamos, o Victor é bolsista e faz parte da AVPL que é contemplada por recurso público e todo esse apoio foi de extrema importância para o crescimento e evolução do Victor”, finalizou.
Para o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, a conquista simboliza a força de Paranaguá no cenário esportivo.
“O sucesso do Victor hoje, é fruto de um trabalho que vem sendo realizado há muito tempo e essa evolução é muito importante para que ele atinja níveis cada vez mais altos em sua carreira profissional, por isso parabenizo ao Victor, a toda equipe da AVPL e à seleção brasileira da modalidade pelo título”, finalizou o secretário.
Da Prefeitura de Paranaguá
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.