Ligue-se a nós

Notícias

Paranaguá Saneamento inaugura Estação de Tratamento de Esgoto Cominese

CIDADE ENTRA NO SELETO GRUPO DAS MAIS SANEADAS DO BRASIL

Publicado

no

Agora Litoral
A Paranaguá Saneamento inaugurou, nesta terça-feira (4/12), a primeira fase da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cominese, localizada no bairro Porto Seguro, em Paranaguá. O novo sistema beneficia cerca de 40 mil moradores de 18 bairros e coloca a cidade entre as mais saneadas do Brasil: 90% do seu esgoto passa a ser coletado e tratado. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), a média nacional é de 42%.

A solenidade contou com a presença do presidente da Iguá, Gustavo Guimarães; do diretor de operações da Iguá, Péricles Weber; do diretor-geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo; do diretor de operações da Paranaguá Saneamento, Antonio Hercules Neto; da presidente do Instituto Iguá, Renata Moraes, dos vereadores Nagel, Nilo Monteiro, Waldir Leite, Carlos Fangueiro e Gilson Marcondes; do diretor de investimentos da Sanepar, representando a governadora do estado do Paraná Cida Borghetti, João Martinho Cleto Reis Junior; das promotoras do Ministério Público, Dra. Mariana Andreola de Carvalho Silva e Dra.Camila Adami Martins; de lideranças setoriais como o presidente do Sindilojas, Said Khaled Omar, representando o presidente da Fecomercio Darci Piana; do presidente da Sociedade Libanesa, Gassan Bhay, da presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da Fecomercio, Nancyara Lima, dos colaboradores da companhia e profissionais de imprensa.

Grande público esteve presente na Inauguração da ETE Cominese

O sistema Cominese é formado por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), 22 Estações Elevatórias, 120 km de redes coletoras e um emissário (tubulação que transporta o efluente tratado até uma ponte de descarte no rio) com 2 km de extensão. O diferencial desse projeto é o processo europeu de filtro biológico, que tem capacidade para diminuir a carga de resíduos orgânicos cinco vezes mais rápido do que os sistemas convencionais e ajuda a reduzir a emissão de odores no tratamento do esgoto.

“O material recebido e tratado aqui será devolvido à natureza com elevado padrão de qualidade, atendendo integralmente as normativas do saneamento básico vigentes no Brasil”, destacou Luis Afonso Bazzo, diretor-geral da Paranaguá Saneamento. O executivo lembrou ainda que, em muitos casos, o processo de tratamento nas ETEs é tão eficiente que o efluente devolvido ao meio ambiente, não raro, tem qualidade melhor que a da água captada em alguns rios que já estão em estágio de degradação.

Durante a cerimônia, o líder do governo na Câmara Municipal de Vereadores de Paranaguá, Nilo Monteiro, enfatizou a importância da atuação do poder público. “Tenho a função de fiscalizar o contrato e buscar que todas as diretrizes de investimentos no município atendam aos anseios da população, com transparência, em consonância com a fiscalização da Câmara e a anuência do Município”.

Vereador Nilo falou em nome dos legisladores presentes à cerimônia

“A ETE Cominese é a comprovação que a Iguá cumpre com rigor os seus contratos e aditivos. Nosso compromisso, em todas as 25 cidades onde atuamos, extrapola a entrega de um serviço de qualidade. Estamos comprometidos com o futuro dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável dos municípios. O resultado do nosso trabalho traz impactos positivos do ponto de vista social, econômico e ambiental para milhares de pessoas. Por isso, antecipar a entrega de Cominese é um marco tão importante para nós”, garantiu Gustavo Guimarães, presidente da Iguá Saneamento.

A obra beneficia os bairros: Jardim Paranaguá, Parque Agari, Parque São João, Vila Divinéia, Vila dos Comerciários, Jardim Jacarandá, Jardim Ouro Fino, Colônia Santa Rita, Vila do Povo, Jardim Paraná, Vila Garcia, Jardim Esperança, Vale do Sol, Porto Seguro, Vila São Carlos, Vila São Jorge, Labra e Embocuí.

“O trabalho do saneamento é permanente e acontece em silêncio. É importante que todos saibam o valor que tem o tratamento de esgoto, que significa também a dignidade da população”, afirmou o diretor de investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Junior.

Diretores da Iguá Saneamento e da Sanepar

ENTREGA ANTECIPADA
A construção da ETE Cominese, iniciada em junho, teve sua data de conclusão antecipada em dezoito meses. A entrega da obra completa, ainda em 2018, foi possível graças à adoção de um método de construção modular, que diminuiu o tempo de montagem do sistema. As estruturas em concreto e os equipamentos e tanques em aço-inox, todos pré-fabricados, foram transportados diretamente da fábrica para o local de montagem. A construção modular proporcionou agilidade na obra, com redução de resíduos de construção civil e desperdícios.

“Nosso sincero muito obrigado a cada profissional da Paranaguá Saneamento que se dedicou, que ofereceu o seu melhor e que tornou possível a entrega do Sistema de Esgotamento Sanitário Cominese. O trabalho de nossa equipe é a forte evidência que a Paranaguá Saneamento cumpre os seus deveres com excelência”, conclui Bazzo.

Luis Afonso Bazzo e Antonio Hercules Neto em frente ao painel da Linha do Tempo da ETE Cominese

PARANAGUÁ ENTRE OS 20 MELHORES
A partir da operação da ETE Cominese, a cidade de Paranaguá se aproxima do seleto grupo dos 20 municípios com melhor nível de atendimento urbano de esgoto do Brasil. De acordo com o Instituto Trata Brasil, compõem o grupo as cidades de Franca (SP), Cascavel (PR), Uberlândia (MG), Vitória da Conquista (BA), Maringá (PR), Limeira (SP), São José dos Campos (SP), Taubaté (SP), Uberaba (MG), Campina Grande (PB), Santos (SP), Londrina (PR), Ponta Grossa (PR), Petrolina (PE), Piracicaba (SP), Curitiba (PR), Niterói (RJ), Jundiaí (SP), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Mauá (SP).

“A Iguá tem o firme propósito de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. Como base desse pilar, temos a sustentabilidade socioambiental e, por isso, a importância da criação do Instituto Iguá, que tem como objetivo promover a ampliação do impacto social dessa atividade, através da educação para o desenvolvimento sustentável”, explicou a presidente do Instituto Iguá, Renata Moraes.

Após a cerimônia houve uma visita guiada às instalações da Estação de Tratamento

Sobre a Paranaguá Saneamento – A Paranaguá Saneamento atua, por meio de concessão, no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade de Paranaguá. A empresa faz parte da Iguá Saneamento, companhia que atende cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco estados brasileiros, por meio de 18 operações.

Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, beneficiam cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água.

Notícias

EJA: Inscrições abertas para exames do Ensino Médio no Paraná

Prazo vai até 7 de maio

Publicado

no

Por

A Secretaria de Estado da Educação informa que estão abertas as inscrições para quem deseja fazer os exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para certificação dos componentes curriculares e áreas do conhecimento do Ensino Médio. O prazo para inscrições vai desta segunda-feira (22) até o dia 7 de maio.

Neste período, os interessados devem procurar uma instituição pública de ensino que oferte EJA ou um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebeja) portando documento oficial com foto. A lista de instituições em cada município pode ser conferida AQUI.

Para se inscrever para os exames do Ensino Médio, é preciso ter 18 anos completos. Estão aptos a fazer os exames 22.080 alunos que estudam a EJA neste ano. 

PROVA
Para as provas, o aluno deverá comparecer na escola onde fará a prova online, ou seja, pelo computador da instituição. O aluno deve se inscrever apenas nos componentes curriculares ou nos semestres que ele precisa para concluir a educação. O exame será ofertado em cinco etapas.

No componente curricular, além das questões objetivas, as provas de Língua Portuguesa (semestre/componente curricular) serão compostas por uma produção textual (redação) e terão um tempo adicional de 30 minutos. Os módulos envolvem Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Matemática, Biologia, Educação Física, Arte e Química.

Para conferir o edital completo e os conteúdos cobrados nos exames do ensino médio basta clicar neste LINK.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

INSS: Pagamento do 13º começa na quarta-feira

Confira o calendário e quem tem direito

Publicado

no

Por

A partir desta quarta-feira (24), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário. Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano.

No mês passado, o Governo Federal determinou a antecipação do pagamento das duas parcelas do 13º salário a 33,6 milhões de beneficiários. De acordo com dados da folha de pagamentos, o volume de recursos só com a primeira parcela do benefício injetará R$ 33,68 bilhões na economia brasileira.

O valor antecipado corresponde a 50% do total do abono anual e sobre a primeira parcela não incide desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Nos casos em que é possível a cobrança, o imposto será descontado somente na segunda parcela do 13º.

CALENDÁRIO
O calendário de pagamentos leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, também chamado de Número de Identificação Social (NIS).

O dinheiro será depositado junto com o benefício referente ao mês de abril, pago entre 24 de abril e 8 de maio. Os segurados com benefício com dígito final 1 e que ganham até um salário mínimo vigente (R$1.412) serão os primeiros a receber e, assim, por dia diante. A segunda parcela do 13º salário do INSS de 2024 será paga com os benefícios regulares de maio, creditado entre o fim de maio e o início de junho.

Calendário de pagamentos do 13º do INSS – Arte: Secom/PR

O calendário de pagamentos completo do INSS pode ser acompanhado neste LINK

QUEM TEM DIREITO
Recebem o abono os segurados e pensionistas da Previdência Social que durante o ano de 2024 tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

O 13º é devido a aposentados, pensionistas, além de pessoas que receberem, ao longo de 2024, benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Nesses casos temporários, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício.

Quem recebe salário-maternidade também tem direito ao 13º proporcional. Porém, ele é pago junto com a última parcela do salário-maternidade e, por isso, a pessoa não recebe o valor extra junto com os demais beneficiários, agora.

O décimo terceiro não é pago a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os idosos e as pessoas com deficiência com BPC não têm direito a essa parcela adicional.

COMO CONSULTAR
Os segurados podem consultar o número do cartão do benefício no site e pelo aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones com sistemas Android e iOS. Nos dois casos, é necessário fazer login e senha no portal Gov.br.

Para acessar todos os detalhes sobre o pagamento do benefício, basta clicar no serviço “Extrato de pagamento”.

Outra forma é pela central telefônica 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Da Agência Brasil

Continuar Lendo

Notícias

Provas do concurso para Perito Criminal acontecem no domingo

Remuneração vai de R$ 14 mil a R$ 21 mil

Publicado

no

Por

As provas do concurso para Perito Oficial Criminal do Paraná serão realizadas neste domingo (21) em Curitiba, Londrina e Cascavel. A primeira fase é composta pelas provas objetiva e discursiva. No total são oferecidas 30 vagas distribuídas em todo o Paraná, e os aprovados vão fazer parte do Quadro Próprio dos Peritos Oficiais (QPPO). Os locais já estão disponíveis e podem ser verificados AQUI.

Os candidatos deverão levar documento original de identificação com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta e cartão de convocação. Os portões serão abertos às 12h e serão fechados às 12h45. O início das provas está previsto para às 13h.

Após a primeira fase, os aprovados passarão pelas seguintes etapas: teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica, investigação social, inspeção de saúde e prova de títulos. O concurso conta com reserva de vagas para afrodescendentes e pessoas com deficiência.

As cargas horárias variam de 20 horas (quatro vagas) a 40 horas por semana (26 vagas) e a remuneração vai de R$ 14.761,55 a R$ 21.087,93.

“É um processo seletivo muito aguardado, não somente pelos candidatos, mas, também, pela Polícia Científica do Paraná, que contará com a força de trabalho desses novos peritos oficiais criminais, passando a integrar o Quadro Próprio da Perícia Oficial do Estado”, disse Gabriel de Andrade, presidente da comissão do concurso.

“A sociedade brasileira vem cada vez mais compreendendo a importância da função do perito oficial criminal à justiça e por isso muitas pessoas vêm se preparando especificamente para essa área. Acreditamos que será um concurso público de alto nível, que selecionará candidatos muito qualificados para atuarem na área pericial”, acrescentou Andrade.

PERITO CRIMINAL

Dentre as responsabilidades de um perito criminal estão operar equipamentos, fazer exames de corpo de delito, investigar vestígios e evidências em diversos locais (como cenas de crime, laboratórios, documentos, indivíduos vivos, cadáveres, ossadas, armas de fogo, munições, explosivos, material bélico, produtos perigosos e instrumentos de crime).

Além disso, o profissional também é responsável por atividades administrativas, técnicas e operacionais essenciais para a condução do processo judicial e a preservação da cadeia de custódia das evidências.

Da AEN

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.