Neste 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data em que todos celebram os benefícios deste recurso.
Todos sabemos que a água tratada é importante para a saúde e a qualidade de vida. Quando abrimos as torneiras, a água já está própria para o consumo. Mas será que todos sabem qual é o caminho que a água faz até chegar às nossas casas?
Para chegar até a sua casa, a água percorre um longo e desafiante caminho. Em Paranaguá, a água bruta é captada dos rios Santa Cruz, Miranda e Ribeirão. Estes locais são regulamentados pela legislação, garantindo a qualidade. Essa água vai para as Estações de Tratamento de Água (ETAs) onde várias etapas são executadas para garantir o tratamento adequado.
O tratamento começa com a oxidação, onde metais e matérias orgânicas são oxidados e depois recebem coagulantes, transformando as partículas sólidas em flocos pesados, o que é chamado de coagulação.
O próximo passo é a floculação, nesta etapa ocorre uma mistura lenta da água que faz com que as partículas de sujeira se aglutinem em flocos, para facilitar sua remoção. A partir daí, as impurezas vão se separar da água que será filtrada. Na água, depois de filtrada, é adicionado cloro para eliminar germes e garantir a qualidade da água que chega ao consumidor.
Todos esses procedimentos envolvem colaboradores qualificados e investimentos feitos pela Paranaguá Saneamento em estrutura e tecnologia.
Mas a água ainda tem uma parte importante do caminho a percorrer, antes de chegar até as torneiras. O último processo na ETA é a fluoretação, que reduz a incidência de cárie dentária.
Toda a água produzida vai para os reservatórios e depois chega às casas para o consumo. Para abastecer a cidade, a Paranaguá Saneamento conta com duas estações de tratamento e quatro reservatórios. A concessionária também conta com mais duas ETAs para abastecer a Ilha do Mel.
Todos os esforços promovem mais qualidade de vida e saúde. No entanto, é importante que a água que chega a nossas torneiras seja utilizada de forma consciente. Segundo a ONU, estima-se que, a cada 20 anos, o consumo mundial de água duplica, e esse cenário se complica com o crescimento da população e consequente aumento no consumo. Existe solução? Sim. É possível repensar a forma como a utilizamos, avaliando se ela deve ir para o ralo ou pode ser reaproveitada em outras atividades. Se poupar não vai faltar!
A Paranaguá Saneamento tem o prazer de comemorar o Dia Mundial de Água cumprindo o compromisso de prestar o melhor serviço para a comunidade com ética e respeito, levando a todos o bem mais precioso para a vida.