Ligue-se a nós

Notícias

Paranaguá recebe fandangueiros do Brasil na X Festa Nacional do Fandango

EVENTO SERÁ DE SEXTA A DOMINGO

Publicado

no

Agora Litoral
Paranaguá sedia a X Festa Nacional do Fandango no próximo final de semana. O evento é organizado pela Prefeitura de Paranaguá e começa na próxima sexta-feira (16), com programação que envolve os grupos de fandango de Paranaguá; de Cananeia e de Ubatuba – de São Paulo e os Cirandeiros de Parati, do Rio de Janeiro, entre outros visitantes.

O Fandango Caiçara – registrado pelo Iphan em novembro de 2012 – é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul do Estado de São Paulo e o litoral norte do Estado do Paraná. Possui uma estrutura bastante complexa e se define em um conjunto de práticas que perpassam o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres. Ele se classifica em batido, bailado ou valsado, cujas diferenças se definem pelos instrumentos utilizados, pela estrutura musical, pelos versos e toques.

A X Festa Nacional do Fandango também faz parte da Semana do Patrimônio Cultural promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A cerimônia de abertura acontecerá na Praça Cyro Abalém, a partir das 14h, na sexta-feira, dia 16. O Grupo de Fandango Pés de Ouro se apresenta e em seguida haverá uma mesa de discussão para tratar do tema “Território Caiçara”.

Ainda no dia 16, a partir das 20h30, acontece um grande baile de fandango com apresentações dos grupos Mestre Romão, de Paranaguá, do grupo paulista Mestre Pedrinho, de Ubatuba; Família Domingues, de Paranaguá; e o grupo de Jovens Fandangueiros do Itacuruça, que vem de Cananéia, em São Paulo, para participar da Festa Nacional.

A partir das 23h, o grupo Canutilho Temperado, de Guaraqueçaba, dá sequência à festa, seguido do Grupo Mandicuera da cidade anfitriã e da Família Neves, que vem de Cananéia. E a música e os batidos seguem madrugada a dentro. Os Cirandeiros de Parati se apresentam a partir das 2h30, e a partir das 3 da manhã todos os fandangueiros se confraternizam por meio desta expressão musical – coreográfica e poética.

Evento será na Ilha dos Valadares

De acordo com informações do Iphan, no dia 17, Dia do Patrimônio Cultural – em homenagem ao nascimento do primeiro presidente do Iphan, Rodrigo Melo Franco de Andrade –, a Praça Cyro Abalem, na Ilha dos Valadares, recebe a cerimônia de premiação pública e entrega de homenagens aos mestres e grupos vencedores da ação Fandango Caiçara, Patrimônio Cultural do Brasil.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar as representações simbólicas do bem cultural registrado, por meio da premiação de Mestres e Mestras do Paraná e de São Paulo, cuja trajetória de vida tenha contribuído de maneira fundamental para a transmissão e continuidade do Fandango Caiçara. Também serão premiados grupos cuja trajetória e atuação contribuam de forma exemplar para a valorização, difusão e transmissão do bem cultural às novas gerações.

Segundo o departamento de imprensa do Iphan, a premiação, que será entregue pelo diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, Hermano Queiroz, atende às diretrizes de ações estabelecidas no âmbito da elaboração do Plano de Salvaguarda do Fandango Caiçara que, dentre outras ações, visa identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades e às estratégias de preservação das identidades culturais dos protagonistas desta forma de expressão. A premiação será feita a partir das 19h.

Mas a programação neste dia começa pela manhã. A partir das 10h serão iniciadas oficinas de Gestão do Bem Cultural Fandango Caiçara, oficina de rádio e de captação e edição de áudio do projeto Cotinga/UFPR. As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo e-mail: mandicueraculturapopular@gmail.com.

Já no dia 18, a Associação de Cultura Popular Mandicuera entregará ao diretor do DPI-Iphan, o pedido de registro a Patrimônio Cultural do Brasil da Romaria do Divino “Fandango Caiçara, Patrimônio Cultural do Brasil”, também na Praça Cyro Abalem, às 12h30.
PROGRAMAÇÃO
Dia 16 – sexta-feira:

  • 14h – Cerimônia de abertura na Praça Cyro Abalem com mestres, Iphan, Secultur.
  • 14h30 – Apresentação do Grupo Pés de Ouro
  • 15h30 – Mesa: Território Caiçara
  • 20h30 – Apresentação do Grupo Mestre Romão (Paranaguá/PR)
  • 21h30 – Grupo de Fandango Mestre Pedrinho (Ubatuba/SP)
  • 22h – Família Domingues (Paranaguá/PR)
  • 22h30 – Grupo Jovens Fandangueiros do Itacuruça (Cananéia/SP)
  • 23h – Canutilho Temperado (Guaraqueçaba /PR)
  • 00h – Grupo Mandicuera (Paranaguá /PR)
  • 1h45 – Família Neves (Cananéia/SP)
  • 2h30 – Cirandeiros de Parati (Paraty-RJ)
  • 3h – Todos os Fandangueiros

Dia 17 – sábado:

  • Das 10 às 12h, das 14 às 17h – Oficinas do Programa TCP de Gestão do Bem Cultural Fandango Caiçara com Grupo Mestre Romão, Grupo Ilha dos Valadares “Mestre Brasílio”, Grupo Pés de Ouro e Associação Mandicuera. Local: Praça Cyro Abalém.
  • Das 10 às 17h – Oficina de Rádio do Programa TCP de Gestão do Bem Cultural Fandango Caiçara com Janaina Moscal. Local: Associação de Moradores da Ilha dos Valadares.
  • Das 10 às 17h – Oficina de captação e edição de áudio do Projeto Cotinga/ UFPR com Ary Giordani.
    Local: Associação de Moradores da Ilha dos Valadares. Inscrições pelo e-mail: mandicueraculturapopular@gmail.com
  • 19h – Cerimônia do IPHAN em homenagens aos Mestres e grupos contemplados no edital “Fandango Caiçara, Patrimônio Cultural do Brasil 2018”
  • 19h30 – Mesa na Praça Cyro Abalem: Identidades e territórios: o avanço desenvolvimentista no litoral caiçara
  • 20h30 – Apresentação do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba (Ubatuba/SP)
  • 21h – Grupo Mestre Eugênio (Paranaguá/PR)
  • 21h30 – Grupo Ilha dos Valadares Mestre Brasílio (Paranaguá/PR)
  • 22h – Cirandeiros de Ubatuba (Ubatuba/SP)
  • 22h30 – Fandanguará (Guaraqueçaba/PR)
  • 23h30 – Fandango de Ubá (Curitiba/PR)
  • 00h30 – Fandango Bacurau (Ubatuba/SP)
  • 1h30 – Grupo Manema (Iguape/SP)
  • 3h – Todos os fandangueiros

Dia 18 – domingo:

  • 12h30 – Almoço caiçara na Praça Cyro Abalem
  • 12h30 – Bandeiras do Divino com cerimônia de entrega de pedido de registro ao Iphan
  • 14h – Apresentação Grupo Mestre Brasílio (Paranaguá/PR)
  • Das 16 às 19h – Roda de viola com todos os fandangueiros

Deixe seu comentário!

Notícias

Boletim da Sesa registra mais 1 óbito e 17 casos de Covid-19 no Litoral

Paraná soma 177.007 casos e 4.441 mortes em decorrência da doença

Publicado

no

Por

O Boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgou mais uma morte e 17 casos de Covid-19 no Litoral do Paraná. Os números estão no informe epidemiológico desta quarta-feira (30).

A morte foi registrada na cidade de Guaratuba, onde também houve o aumento de 4 casos. Os novos registros estão em Antonina (2); em Pontal (2) e em Paranaguá (9).

Com esses números, o Litoral contabiliza 157 óbitos e 6.483 casos da infecção causada pelo novo coronavírus. O total de recuperados é de 4.934.

CASOS – Paranaguá segue liderando o número de casos (4.092), seguida de Guaratuba (695); Pontal (503); Morretes (437); Antonina (364) e Matinhos (346). A cidade com o menor número de casos é Guaraqueçaba (46).

ÓBITOS – O total de óbitos por cidade de acordo com o boletim da Sesa: Antonina (7); Guaraqueçaba (3); Guaratuba (22); Matinhos (16); Morretes (9); Paranaguá (88) e Pontal (12)

RECUPERADOS – Antonina (319); Guaraqueçaba (29); Guaratuba (530); Matinhos (272); Morretes (413); Paranaguá (3.030); Pontal (341).

Paraná soma 177.007 casos e 4.441 mortes em decorrência da doença
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou também mais 1.590 casos confirmados e 63 óbitos em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 177.007 casos e 4.441 mortes em decorrência da doença. Há ajuste de casos confirmados detalhados ao final do texto.

INTERNADOS – Nesta quarta-feira (30) são 982 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19: 812 em leitos SUS (391 em UTI e 421 em leitos clínicos/enfermaria) e 170 em leitos da rede particular (68 em UTI e 102 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 951 pacientes internados, 434 em leitos UTI e 517 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS PARANÁ – A secretaria estadual informa a morte de mais 63 pacientes. Todos estavam internados. São 32 mulheres e 31 homens com idades que variam de 16 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre 13 e 30 de setembro.

Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (8), Londrina (7), Cascavel (3), Ponta Grossa (3), São José dos Pinhais (3), Araucária (2), Campo Mourão (2), Colombo (2), Maringá (2), Piraquara (2), Sarandi (2).

Também foi registrado um óbito em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Astorga, Atalaia, Bocaiúva do Sul, Cambará, Cambé, Campina da Lagoa, Campo Largo, Carambei, Cruzmaltina, Doutor Ulysses, Grandes Rios, Guaratuba, Ipiranga, Irati, Jaguariaíva, Jataizinho, Mandaguari, Marialva, Peabiru, Pinhais, Rolândia, Santo Antônio da Platina, Tijucas do Sul e Umuarama.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde registra 1.891 casos de pessoas que não moram no Estado – 44 foram a óbito.

CLIQUE AQUI para acessar o Boletim completo.

Continuar Lendo

Notícias

Termina hoje o prazo para inscrições no ProUni

São 90 mil vagas; bolsas podem ser integrais ou parciais.

Publicado

no

Por

Terminam nesta quarta-feira (30) as inscrições para 90 mil bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020/2. Os interessados têm até as 23h59 para o cadastro.

As vagas retornaram ao sistema após os candidatos selecionados não entregarem a documentação ou terem seus documentos reprovados pelas instituições de ensino.

Pré-requisitos
Pode requerer a bolsa quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Professores da rede pública de ensino, que estejam em exercício do magistério, também podem se candidatar.

O inscrito precisa comprovar estar enquadrado em uma das seguintes situações:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ter contrato ativo em escola pública como professor.

Bolsas
De acordo com as regras do programa, são oferecidas bolsas de 100% para quem tem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. No caso de renda familiar de até três salários mínimos, por pessoa, as bolsas são de 50%.

Professores da rede pública que estejam em exercício do magistério não precisam comprovar renda para que possam concorrer.

Resultado
A convocação dos pré-selecionados não tem dia certo, já que é feita seguindo a ordem de inscrição. Por isso, o Ministério da Educação orienta que os candidatos acompanhem o resultado pelo site.

O pré-selecionado deve procurar a instituição de ensino dois dias úteis após a inscrição no ProUni para apresentar a documentação exigida para a concessão da bolsa de estudos.

ProUni 2020/2
O ProUni 2020/2 ofereceu 167.780 bolsas de estudo – 60.551 integrais e 107.229 parciais (50% da mensalidade). Foram recebidas 440.674 inscrições de 228.444 candidatos.

CLIQUE AQUI para se inscrever.

Da Agência Brasil
Continuar Lendo

Notícias

Moradora de Guaratuba morre no Regional pela Covid-19

Outros dois óbitos no hospital estão em investigação.

Publicado

no

Por

O Hospital Regional do Litoral (HRL) informou, na manhã desta quarta-feira, mais um óbito pela Covid-19.

O falecimento, ocorrido na terça-feira (29), foi de uma paciente de 74 anos, moradora em Guaratuba.

Afora essa morte, dois outros óbitos na instituição aguardam resultado de exames para confirmação se foram em consequência do novo coronavírus.

O boletim do HRL mostra também que nesta quarta 22 pacientes estão internados na “Ala Covid”. Desses, 17 confirmados com a infecção e cinco sendo investigados.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.