A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação iniciou nesta segunda-feira (08/08), em Paranaguá e a ação abrange todas as Unidades Básicas de Saúde.
Poliomielite
A Poliomielite está sendo aplicada em crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido três doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população.
Multivacinação
São realizadas as atualizações do calendário vacinal especialmente do público alvo: crianças e adolescentes de dois meses a 14 anos. Estão disponíveis vacinas contra meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras.
“Desde 1994, o Brasil tem certificado de erradicação do Poliovírus selvagem, mas a baixa cobertura nos últimos anos é preocupante. Também registramos baixa adesão para outras vacinas. Precisamos manter o país livre de doenças que podem ser prevenidas com vacinas. Os pais ou responsáveis precisam se atentar aos riscos e levar as crianças e os adolescentes para as doses necessárias”, ressalta a diretora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Miriam Simão.
Covid e Gripe
Está também mantida a aplicação das vacinas contra Covid-19 e Influenza para crianças, adolescentes e adultos no Terminal Urbano, no Centro e na Subprefeitura, no Nilson Neves.
DIA D
Está agendado para 20 de agosto, o Dia D de vacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 9h às 17h com as vacinas de rotina e contra a Poliomielite. O Terminal Urbano e a Subprefeitura também terão atendimento para vacinação contra a Covid-19.