Ligue-se a nós

Notícias

Paranaguá: Pátio de Triagem recebe quase 2,5 mil caminhões em 24 horas

É o maior número já recebido em um único dia; mais da metade estava com soja

Publicado

no

O Pátio Público de Triagem do Porto de Paranaguá recebeu uma quantidade recorde de caminhões em 24 horas. Das 7h de terça-feira (4) às 7h desta quarta (5), 2.456 veículos acessaram o local onde permanecem para aguardar a descarga dos granéis sólidos de exportação. Apesar do fluxo intenso, essa recepção ocorreu de forma ordenada e sem qualquer fila.

Mais da metade (57,6%) dos caminhões que entraram no pátio de triagem nessas 24 horas estavam carregados com soja. Um total de 1.414 veículos descarregaram o grão nos terminais do Porto de Paranaguá no período. Carregados com milho foram recebidos 548 caminhões, e com farelo de soja outros 494 veículos.

“Esse é o maior número de caminhões já recebido no pátio de triagem em um único dia”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Além da quantidade, segundo ele, o tempo de permanência no local também se destaca.

“A performance dos terminais na recepção e descarga desses caminhões também está muito boa. Neste mês de julho, o tempo médio de permanência dos caminhoneiros no pátio é de seis horas e quarenta e três minutos”, acrescenta Garcia.

FLUXO
O pátio de triagem tem capacidade estática para receber cerca de mil caminhões. No local, todo grão e farelo que chega para a descarga nos terminais de exportação do Porto de Paranaguá é classificado e tem a qualidade atestada pela empresa contratada pela Associação dos Terminais do Corredor Leste do Porto de Paranaguá (Atexp).

Anúncio

Segundo o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, a logística de recebimento das cargas na chegada à cidade é pensada na organização e controle. “Não temos filas. Atuamos com janelas de agendamento para os caminhões, controle do fluxo de veículos através de cotas diárias aos terminais, dentro de um sistema de gestão chamado Carga On Line”, afirma.

Ainda segundo Vieira, a Portos do Paraná está permanentemente atenta à performance de cada terminal. Esse controle é feito por um “medidor”, que avalia o desempenho da descarga de cada terminal e, com base nisso, controla o cadastro dos caminhões para cada local de descarga. “Controlamos o número de veículos na via de acesso aos terminais. Os algoritmos desenvolvidos pelo sistema Carga On Line analisam e controlam esse fluxo de caminhões desde a origem até a descarga”, afirma o diretor.

PMO – Colaboradores da Portos do Paraná recebem capacitação
A Portos do Paraná deu início a mais uma etapa para a implantação do Escritório de Projetos (Project Management Office, PMO, na sigla em inglês). Nesta terça-feira (4), uma capacitação reuniu colaboradores que vão estar à frente da nova estrutura. A ideia é que o PMO organize e armazene todo o histórico de projetos realizados anteriormente e as “lições” aprendidas com cada um. Dessa forma, as boas práticas serão aquelas que levaram projetos anteriores ao sucesso e que devem ser repetidas.

A iniciativa faz parte da estruturação, padronização e sistematização para projetos futuros desenvolvidas pelos portos paranaenses – e é parte da adoção de novas ferramentas de gestão, desde 2019. O objetivo é desenvolver um modelo metodológico descentralizado para ser utilizado em cada uma das sete diretorias da empresa pública, conforme a realidade das áreas.

“Os portos do Paraná têm realizado investimentos para que possamos avançar, cada vez mais, com a profissionalização da gestão e projetos de capacitação para que a companhia seja referência em gestão portuária”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Anúncio

O curso é dividido em sete fases com duração de seis meses. A primeira, realizada nesta terça, foi para sensibilizar os colaboradores e apresentar a estrutura, aparatos tecnológicos e de gestão que vão servir de base para padronizar os projetos futuros.

O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, afirma que o Escritório de Projetos vai trazer evolução para todas as áreas na gestão portuária. “É fundamental para ter ainda mais controle e acompanhar o desenvolvimento dos nossos projetos estruturantes no âmbito da empresa pública”, explica.

NA PRÁTICA
Cada diretoria terá dois colaboradores como pontos focais para atuar no Escritório de Projetos. Eles serão responsáveis por liderar a equipe da sua área e atuar diretamente na implantação do processo a partir de 2024.

A empresa pública prevê que a nova metodologia para gerenciamento de projetos seja utilizada já no próximo ano. Os projetos estruturantes, que atualmente são acompanhados pela dinâmica já existente, serão adaptados e padronizados de acordo com o PMO.

“Os principais ganhos para a empresa são transparência, redução de custos, agilidade, credibilidade e mais otimização”, destaca Honorato Chudson, gerente de Planejamento Estratégico. “O nível de qualificação dos nossos colaboradores ganha um salto com PMO, de forma inovadora e de qualidade na gestão”.

Anúncio
Da Portos do Paraná
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.