Ligue-se a nós

Notícias

Paranaguá intensifica fiscalização das medidas restritivas contra a Covid-19

Cuidados devem continuar com flexibilização, diz prefeitura

Publicado

no

Apesar do declínio no número de casos de Covid-19 em Paranaguá, no Litoral do Paraná, o vírus ainda está circulando com intensidade. Pensando no bem-estar da população, a prefeitura publicou diversos decretos com normas que devem ser respeitadas para evitar a disseminação da doença.

O coordenador da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, Gianfrank Julian Tambosetti, lembra que em época de pandemia fica evidente a necessidade de evitar o contágio pelo coronavírus, “porém isso não pode significar opor que as pessoas possam ser economicamente capazes de adquirir as necessidades básicas para o sustento de sua família. A abertura gradual do comércio ocorreu porque pensamos na saúde como um todo, ou seja, a questão econômica do munícipe é também muito importante”.

Ainda conforme Gianfrank Tambosetti, considerando que a população está orientada quanto às medidas necessárias para evitar a disseminação do SarsCov-2, ela se torna copartícipe das ações de combate à pandemia, sendo assim possível flexibilizar as medidas de restrição.

“Além disso, a flexibilização das restrições não significa que o distanciamento social, o uso de máscara e as medidas sanitárias estão extintos, mas que esses devem estar tão presentes que sejam suficientes para o propósito de contenção da doença”, ressalta o coordenador da Sala de Situação.

Por meio das Secretarias Municipais de Segurança, Urbanismo, Saúde e Serviços Urbanos, a fiscalização está sendo intensificada em toda a cidade.

Todos os decretos municipais estão disponíveis na íntegra no site www.paranagua.pr.gov.br acessando o link Coronavírus para conferência da população em geral.

DETERMINAÇÕES EM VIGOR

Permanece a obrigatoriedade de uso de máscaras pela população em espaços públicos, comerciais e de uso coletivo, incluindo o transporte coletivo, os táxis e os veículos de aplicativos e o distanciamento social;

O Toque de Recolher ocorre de meia noite às 6h, devendo toda população manter-se recolhida em suas residências;

Venda de bebidas alcóolicas só podem ocorrer até às 22h;

Crianças menores de 12 anos e pessoas com mais de 60 anos devem permanecer em isolamento social (em casa), salvo restaurantes, pizzarias, hamburguerias, panificadoras, cafés e similares ou por questões que não possam ser evitadas;

A prática esportiva poderá ocorrer seguindo todas as normas de prevenção listadas em decreto;

Permanecem proibidas as aglomerações de pessoas nas calçadas, logradouros públicos, terrenos baldios e praças do município de Paranaguá;

Todos os estabelecimentos em funcionamento no município deverão cumprir o Protocolo de Responsabilidade Sanitária, bem como as orientações, protocolos e normas da Secretaria Municipal da Saúde, para cada segmento de atividade, referentes à prevenção da transmissão e infecção pela Covid-19;

As empresas deverão preencher e assinar Declaração de Ciência e Responsabilidade e afixá-la em local de ampla visibilidade dentro de seu estabelecimento;

Apesar da liberação para funcionamento de bares, lanchonetes e eventos comemorativos com música ao vivo não é permitida a liberação da pista de dança nos ambientes; clientes e funcionários devem manter o uso de máscaras, obedecer ao distanciamento social estabelecido em decreto relacionado ao tema, além de outras medidas de prevenção decretadas:

As atividades religiosas também devem seguir as normas estabelecidas em decretos relacionados ao tema;

Em relação às questões não apresentadas no último decreto publicado continua em vigor o que foi determinado em decretos anteriores;

O não cumprimento das normas sanitárias e de proibição de aglomeração estabelecidas serão de responsabilidade de cada estabelecimento;

O não cumprimento dessas medidas acima ensejará no fechamento compulsório do estabelecimento. O descumprimento das regras estabelecidas será passível de medidas administrativas e sanções previstas no Código de Postura e Código Tributário Municipal, além das sanções cíveis e penais;

Em caso de descumprimento às normas estabelecidas ficará o infrator sujeito à penalidade prevista no artigo 268 do Código Penal Brasileiro – “Infringir determinação do Poder Público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:
Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa”.

Cada estabelecimento comercial essencial ou não essencial deve atender a todas as normas apresentadas em decreto. Todos os documentos estão publicados e de fácil acesso aos mesmos e população em geral no site www.paranagua.pr.gov.br no link Coronavírus.

Além das sanções descritas em decretos, o descumprimento da Lei 3.883 acarretará ao infrator as seguintes sanções: na primeira fiscalização – notificação, com prazo de 48 horas para o cumprimento das determinações (decorrido o prazo da notificação e constatado o não cumprimento da Lei será cobrada multa de 100 Unidades de Valor Fiscal do Município-UFM).

Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. Persistindo a infração, além da cobrança da multa, acarretará sucessivamente em suspensão do alvará de funcionamento por 120 (cento e vinte dias), na cassação do alvará de funcionamento.

Notícias

Ilha do Mel: IAT vai promover ações para preservar os jacarés-de-papo-amarelo

O cronograma das oficinas ainda será definido

Publicado

no

Por

Ao longo deste ano técnicos do Instituto Água e Terra irão ministrar, na Ilha do Mel, um curso de manejo de fauna para o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) e moradores das comunidades locais. O objetivo é desenvolver uma convivência segura e sustentável com os répteis que habitam a Ilha e principalmente garantir a conservação do jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), espécie avistada com frequência na região de Nova Brasília, um dos pontos mais procurados do complexo ambiental.

A iniciativa foi definida durante reunião na segunda-feira (22) entre representantes do IAT, da BPAmb-FV e da Associação dos Nativos da Ilha do Mel (Animpo). O cronograma das oficinas ainda não foi definido. Entre os temas que serão abordados estão a relevância da espécie para a ecologia local, para a manutenção do ecossistema da ilha, e orientações de segurança a quem avistar o jacaré. Além da capacitação, foi definido na reunião que placas informativas serão instaladas na UC para orientar os visitantes sobre o animal.

“A presença crescente do jacaré nas trilhas e praias da ilha destaca a importância de se preparar um plano de conservação eficaz para a espécie. Assim, iniciativas como esse curso, que promovem a cooperação entre autoridades ambientais, especialistas em conservação e comunidades locais, são cruciais para garantir que os animais possam prosperar na natureza”, explica a chefe da Estação Ecológica da Ilha do Mel, Evelyn Jaques de Almeida.

Segundo ela, o jacaré-de-papo-amarelo é a única espécie registrada na Ilha do Mel, o que faz com que sua proteção dentro da Unidade de Conservação seja fundamental. “Por ser um predador e regulador populacional, o jacaré tem um papel muito importante na manutenção dos ecossistemas costeiros”, diz.

“Em uma área protegida por unidades de conservação como a Ilha do Mel, o jacaré-de-papo-amarelo também pode ser usado como um mecanismo de educação ambiental para os visitantes e moradores, considerando a importância da espécie para a biodiversidade”, destaca o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.ENCONTRO
A reunião ocorreu na segunda-feira (22) na associação de moradores da comunidade de Brasília, e contou com a presença de 13 pessoas. Do IAT, participaram dois servidores do escritório regional do instituto do Litoral, três biólogos da Diretoria de Patrimônio Natural e três veterinários do Setor de Fauna. Além disso, quatro integrantes do BPAmb-FV e um membro da Animpo contribuíram para as deliberações.

COMO PROCEDER
Ao avistar algum animal silvestre perto de casa, o primeiro passo é manter a calma e não tocar no bicho. A partir daí, contatar o órgão ambiental especializado para fazer a remoção de maneira adequada, sem riscos para o animal e para a população.

Se for um animal com elevado potencial agressivo e que seja uma ameaça à população, ou ainda que corra risco de morte, procure informar o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (181) ou o escritório regional do IAT mais próximo. Há, ainda, o telefone da gerência de Biodiversidade do IAT: (41) 3213-3767. Para quem preferir, a gerência possui WhatsApp: (41) 99554-3114.ILHA DO MEL
Cerca de 95% da superfície da Ilha do Mel constitui uma Estação Ecológica, criada por decreto em 1982, para preservação e reconstituição de manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais. Os outros 5% do território formam um parque criado em 2002 para recuperação dos ambientes naturais remanescentes das praias e costões rochosos, importantes para proteção da diversidade biológica.

As áreas de preservação possuem como entorno belíssimas praias e atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas, que, ao longo dos anos, transformaram a Ilha do Mel num dos pontos mais visitados por turistas brasileiros e estrangeiros no Paraná.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Paraná tem 2,4 mil mulheres atuando na Polícia Militar

Em 2023, quase 470 ingressaram nas fileiras da PMPR

Publicado

no

Por

Atualmente, mais de 2,4 mil mulheres atuam na Polícia Militar do Paraná, desempenhando uma variedade de funções operacionais e administrativas. Em 2023, quase 470 mulheres ingressaram nas fileiras da PMPR na graduação de Soldado de 1ª classe, fortalecendo ainda mais o contingente feminino na execução das ações de segurança em prol da população paranaense.

Além disso, 18 novas Aspirantes-a-Oficial foram distribuídas pelas unidades policiais como parte do Curso de Formação de Oficiais.

No dia 19 de abril a Polícia Militar do Paraná (PMPR) celebrou o Dia Estadual da Policial Feminina – dedicado a reconhecer e valorizar a importante contribuição das mulheres na corporação. Instituído pela Lei 20543 em 27 de abril de 2021, esta data destaca o papel fundamental das policiais femininas nos órgãos de segurança pública, ressaltando sua presença em todas as unidades policiais militares do estado e em diversas atividades operacionais e administrativas.

A história das mulheres policiais na PMPR remonta a 19 de abril de 1977, quando foi criado o pelotão de Polícia Militar Feminina por meio do Decreto Estadual nº 3.238. Naquela época, o Paraná se tornou o segundo estado brasileiro a permitir o ingresso de mulheres em seus quadros. Desde então, as policiais femininas têm desempenhado um papel cada vez mais essencial, inicialmente incumbidas da proteção de menores, mulheres e idosos, e posteriormente expandindo suas atividades para áreas como o policiamento de trânsito.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva, destaca a importância vital das policiais femininas no trabalho policial: “As mulheres na Polícia Militar do Paraná são essenciais para o cumprimento da nossa missão de proteger e servir à sociedade. Sua competência, dedicação e abnegação são exemplos inspiradores para todos nós. Reconhecemos e valorizamos o papel crucial que desempenham em todas as frentes de trabalho, e estamos comprometidos em proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo e igualitário, onde todas as policiais possam prosperar e alcançar seu potencial máximo.”

“…A Polícia Militar do Paraná parabeniza e agradece todas as mulheres que dedicam suas vidas à proteção e segurança da comunidade, inspirando confiança e servindo como exemplos de bravura e profissionalismo. Que este seja um momento de celebração e reconhecimento do valor inestimável das policiais femininas na construção de um Paraná mais seguro e justo para todos”.

Da PMPR

Continuar Lendo

Notícias

Aposta de Paranaguá ganha R$ 23,9 mil na Quina

Na Lotofácil, aposta de Guaratuba levou R$ 3,5 mil

Publicado

no

Por

Uma aposta simples com seis números, feita em Paranaguá [via canal eletrônico] acertou 4 números no concurso 6422 da Quina realizado nesta segunda-feira (22), em São Paulo e ganhou R$ 23.924,82. 

Ninguém acertou as cinco dezenas e o prêmio principal, para o próximo sorteio, acumulou em R$ 50 milhões.

Os números sorteados foram: 31 – 38 – 41 – 70 – 79

– 4 acertos: Ao todo, 98 apostas ganharam um prêmio médio de R$ 11,9 mil.

Próximo sorteio: O próximo concurso da Quina acontece nesta terça-feira (23), com o prêmio estimado em R$ 50.000.000,00.

Aposta de Guaratuba leva R$ 3,5 mil na Lotofácil

Uma aposta simples com dezesseis números, feita em Guaratuba, acertou 14 números no concurso 3085 da Lotofácil e ganhou R$ 3.528,78. O jogo também ocorreu nesta terça-feira.

Prêmio principal: Dois bolões de Curitiba (PR) acertaram as 15 dezenas e cada um levou mais de R$ 2 milhões. 

Os números sorteados foram:

02 – 03 – 04 – 06 – 07 – 09 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 19 – 20 – 24 – 25. 

14 acertos – 398 apostas ganhadoras – R$ 1,7 milhão (prêmio médio)

Próximo sorteio: O próximo concurso da Lotofácil com prêmio estimado em R$ 1,7 milhão, também acontece nesta terça.

MEGA-SENA

A Mega-Sena sorteia um prêmio estimado em R$ 3,5 milhões no concurso 2716 que também será realizado hoje em São Paulo. A aposta mínima custa R$ 5.

E hoje ainda tem sorteio da Timemania (R$ 400 mil), Loteca (R$ 200 mil) e do Dia de Sorte (R$ 500 mil). 

Os eventos acontecem no Espaço da Sorte, na capital paulista, com transmissão ao vivo a partir das 20h, pelo canal da Caixa no Youtube e pela página oficial da Caixa no Facebook.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pelo Loterias Online da Caixa. Para apostar pela internet é necessário ter mais de 18 anos e realizar um cadastro.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.