A Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranaguá inaugurou nesta segunda-feira (24/7), a Sede do Medidas Socioeducativas. O local será utilizado para promover a ressocialização de menores entre 12 e 18 anos que cometeram atos infracionais no município.
O espaço, que visa garantir uma reintegração saudável e responsável desses jovens à sociedade, oferece condições adequadas para avaliação, acompanhamento individual e em grupo, além de contar com uma equipe multidisciplinar para desenvolver um trabalho personalizado.
O prefeito Marcelo Roque enfatizou a importância de investir em infraestrutura na cidade como vem ocorrendo, mas ressaltou o compromisso com o bem-estar da população, desde a criança ao idoso também não esquecendo desses jovens que necessitam contar com a reinserção social. “Agora, os meninos e meninas que cumprem medidas socioeducativas contarão com essa sede. Um espaço adequado para a avaliação e acompanhamento individual e em grupo, respeitando suas necessidades específicas e permitindo o desenvolvimento de planos de ressocialização mais personalizados e com uma equipe multidisciplinar que trabalha nesse objetivo, garantindo uma abordagem mais completa e efetiva para eles”, afirmou o prefeito.
A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, explicou que o trabalho já era realizado no Creas, mas em um espaço menor, sem a capacidade de proporcionar o que a nova sede possibilitará. “Poderemos ampliar o serviço e proporcionar novas oportunidades para eles por meio de cursos e um atendimento multiprofissional. São parcerias com secretarias como de Trabalho e de Esporte para que essas meninas e meninos possam ter uma nova oportunidade de vida”, destacou Ana Falanga.
Para Ana Falanga, a nova sede permitirá a implementação de parcerias com o Senac e Senai, ampliando ainda mais as oportunidades para os adolescentes atendidos. Atualmente, a equipe acompanha 20 jovens entre 12 e 18 anos, e com o novo espaço, será possível oferecer recursos e a realização de atividades educacionais, culturais, esportivas e profissionalizantes, essenciais para o desenvolvimento e construção de novas perspectivas de vida.
“Aqui eles terão oportunidades com atividades individuais e em grupo, palestras, cursos como o de panificação e diálogo também com as famílias. Nós temos assistentes sociais, psicóloga, educador social e o coordenador do serviço que vai fazer todo o gerenciamento administrativo do prédio”, detalhou a secretária Ana Falanga.
A cerimônia de inauguração também contou com a presença da coordenadora da Feira da Partilha, Regina Daux, do presidente da administração do Asilo São Vicente de Paulo, Luiz Afonso, das secretárias de Gabinete Institucional, Christiane Yared, e de Governo Luciana Costa, demais secretários municipais, o presidente da Câmara Fábio Santos, os vereadores Jean Domingues e Welington Frandji, além de veículos de imprensa, população em geral e convidados.
Serviço:
A sede do Medidas Socioeducativas fica na Rua José Gomes, Nº 444, Bairro João Gualberto.
Da Prefeitura de Paranaguá