A Prefeitura de Paranaguá informa que a partir desta sexta-feira (20) será suspenso o acesso de turistas à Ilha do Mel, tanto para Nova Brasília como para Encantadas.
A decisão ocorre em decorrência da pandemia do Coronavírus, tendo em vista que o local é o segundo ponto turístico mais visitado do Paraná, ficando atrás somente de Foz do Iguaçu.
Decreto será publicado ainda nesta quinta-feira (19) pelo Governo do Estado definindo detalhes sobre a restrição do acesso. O documento foi feito com o consentimento dos prefeitos Marcelo Elias Roque (Paranaguá) e Fabiano Alves Maciel (Pontal do Paraná).
Diariamente milhares de pessoas de várias nacionalidades visitam as paradisíacas praias e outras atrações naturais e culturais do espaço. Por isso aumenta o risco de transmissão para moradores da própria ilha e a outros turistas que visitam o local, mas são brasileiros.
A medida foi tomada em conjunto, com o consentimento das prefeituras de Pontal do Paraná e de Paranaguá, onde há terminais de embarque para a ilha.
Os terminais funcionarão somente para serviços indispensáveis e para a travessia de moradores com documentação comprovada.
Equipes da Guarda Civil Municipal e da Patrulha Ambiental farão o controle do acesso no ponto de embarque em Paranaguá e também em Nova Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel. A Polícia Militar fará a supervisão em Pontal do Paraná.
Em vídeo, o prefeito de Paranaguá anunciou a suspensão do acesso de turistas à Ilha do Mel.