A Secretaria Municipal de Inclusão de Paranaguá, juntamente com a equipe da Escola Bilíngue para Surdos “Nydia Moreira Garcez”, promoveu evento em comemoração aos 21 anos de oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão de pessoas surdas no Brasil.
A celebração aconteceu nesta segunda-feira (24/4), no Teatro Rachel Costa e contou com diversas apresentações artísticas, além da presença da vereadora Isabelle Dias, que é a primeira vereadora surda eleita no Paraná. Também participaram, alunos, professores e intérpretes.
Desde a promulgação da Lei 10.436, em 24 de abril de 2002, muitos avanços foram registrados.
A secretária Municipal de Inclusão, Camila Leite, destacou que se trata de “um dia muito especial, onde realmente estamos conquistando a inclusão e facilitando a interação na sociedade. Nós, como secretaria de inclusão, estamos todos os dias buscando políticas públicas e ofertando cursos de libras para a sociedade gratuitamente em parceria com a Unespar e a escola bilíngue Nydia, além de ter a Central de Libras que atende toda a comunidade surda. Esse evento só mostra nossa parceria com a escola e que realmente Paranaguá na gestão Marcelo Roque está cada dia mais inclusiva”, declarou.
“Este evento de comemoração se faz necessário para relembrar e fortalecer ainda mais nossa comunidade, para que a luta possa continuar e que mais conquistas possam ser alcançadas, vendo as crianças surdas me lembro quando eu era criança e passei pela Escola Bilíngue para Surdos, com tantos desafios vencidos e momentos superados com muita garra e determinação”, disse a vereadora Isabelle Dias.
Prestigiaram o evento, o vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba, a diretora da Escola Nydia Moreira Garcez, Fátima Gonçalves e o vereador Leite Júnior, além do público em geral.