Ad image

Paranaguá: Centro e bairros próximos recebem mutirão contra a dengue nos dias 5, 6 e 7

Por
4 leitura mínima

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, por meio da Vigilância em Saúde, está empreendendo esforços para minimizar o impacto na população, que corre risco de adoecer de dengue. No final do mês de outubro foi realizado, como preconizado pelo Ministério da Saúde, um novo levantamento de índice para verificação da infestação de Aedes aegypti em Paranaguá. O resultado mostrou os bairros com maior incidência do mosquito transmissor da doença, sendo que a região central e os bairros Bockmann, Campo Grande, Centro, Costeira, Leblon, Palmital e Ponta do Caju, apresentaram um alto índice de infestação do inseto.

Visando minimizar os riscos de um aumento maior de casos da doença no município, a Semsap realizará um mutirão de limpeza nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, das 7h às 11h e das 13h às 17h, para tentar eliminar ao máximo os possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Nestes dias, as tarefas ocorrerão da seguinte forma:

– Todos os proprietários de imóveis que fazem parte dos bairros citados deverão colocar para coleta os resíduos inservíveis (entulhos), exceto restos de construção. A coleta será realizada pelas equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Obras, com apoio da Guarda Civil Municipal, que organizará a movimentação de máquinas e caminhões;

– Nos dias de coleta, os agentes de endemias irão orientar e inspecionar as residências e comércios de menor porte;

– Os terrenos baldios e os imóveis abandonados serão fiscalizados e, se necessário, autuados pelos fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo.

“Com relação aos prédios comerciais e residenciais e comércios de maior porte solicitamos ainda que seja enviado e-mail indicando um membro que pode ser o síndico, zelador ou qualquer outro representante para compor nossa brigada de Controle da Dengue. A função deste brigadista é servir de referência para troca de informações, orientações e nos apoiar na eliminação de possíveis locais de desenvolvimento do Aedes aegypti”, explica o coordenador da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, Gianfrank Julian Tambosetti.

É necessário que representantes desses espaços enviem para o e-mail vigilancia.ambiental@paranagua.pr.gov.br o nome do estabelecimento, nome do possível brigadista, e-mail e telefone de contato.

“A Secretaria Municipal de Saúde conta com a colaboração de todos os moradores e comerciantes para que o mutirão de limpeza seja um sucesso e que a cidade de Paranaguá possa se livrar da ameaça da dengue. A dengue é uma doença grave que pode levar à morte e que depende da participação de todos para ser combatida. Não deixe água parada, não jogue lixo nas ruas, não acumule objetos que possam servir de criadouro para o mosquito. Faça a sua parte e ajude a cuidar da sua saúde e da saúde de todos”, salienta Gianfrank Tambosetti.

Da Prefeitura de Paranaguá

MARCADO:
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile