Ligue-se a nós

Notícias

Paranaguá: Centro e bairros próximos recebem mutirão contra a dengue nos dias 5, 6 e 7

Ação será das 7h às 11h e das 13h às 17h

Publicado

no

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, por meio da Vigilância em Saúde, está empreendendo esforços para minimizar o impacto na população, que corre risco de adoecer de dengue. No final do mês de outubro foi realizado, como preconizado pelo Ministério da Saúde, um novo levantamento de índice para verificação da infestação de Aedes aegypti em Paranaguá. O resultado mostrou os bairros com maior incidência do mosquito transmissor da doença, sendo que a região central e os bairros Bockmann, Campo Grande, Centro, Costeira, Leblon, Palmital e Ponta do Caju, apresentaram um alto índice de infestação do inseto.

Visando minimizar os riscos de um aumento maior de casos da doença no município, a Semsap realizará um mutirão de limpeza nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, das 7h às 11h e das 13h às 17h, para tentar eliminar ao máximo os possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Nestes dias, as tarefas ocorrerão da seguinte forma:

– Todos os proprietários de imóveis que fazem parte dos bairros citados deverão colocar para coleta os resíduos inservíveis (entulhos), exceto restos de construção. A coleta será realizada pelas equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Obras, com apoio da Guarda Civil Municipal, que organizará a movimentação de máquinas e caminhões;

– Nos dias de coleta, os agentes de endemias irão orientar e inspecionar as residências e comércios de menor porte;

Anúncio

– Os terrenos baldios e os imóveis abandonados serão fiscalizados e, se necessário, autuados pelos fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo.

“Com relação aos prédios comerciais e residenciais e comércios de maior porte solicitamos ainda que seja enviado e-mail indicando um membro que pode ser o síndico, zelador ou qualquer outro representante para compor nossa brigada de Controle da Dengue. A função deste brigadista é servir de referência para troca de informações, orientações e nos apoiar na eliminação de possíveis locais de desenvolvimento do Aedes aegypti”, explica o coordenador da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, Gianfrank Julian Tambosetti.

É necessário que representantes desses espaços enviem para o e-mail [email protected] o nome do estabelecimento, nome do possível brigadista, e-mail e telefone de contato.

“A Secretaria Municipal de Saúde conta com a colaboração de todos os moradores e comerciantes para que o mutirão de limpeza seja um sucesso e que a cidade de Paranaguá possa se livrar da ameaça da dengue. A dengue é uma doença grave que pode levar à morte e que depende da participação de todos para ser combatida. Não deixe água parada, não jogue lixo nas ruas, não acumule objetos que possam servir de criadouro para o mosquito. Faça a sua parte e ajude a cuidar da sua saúde e da saúde de todos”, salienta Gianfrank Tambosetti.

Da Prefeitura de Paranaguá

Anúncio
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.