Notícias
Paranaguá apresenta o Tarifa Zero no Festival das Cataratas
Evento aconteceu de 31 de maio a 2 de junho
Paranaguá participou da 18ª edição do Festival das Cataratas, realizado de 31 de maio a 2 de junho, em Foz do Iguaçu. Na primeira noite do evento, os participantes de uma audiência pública conheceram o Programa Tarifa Zero, implantado no município.
O Festival das Cataratas, que é considerado um dos maiores do gênero, conecta negócios, turismo e pessoas, além de promover sustentabilidade e inovação em toda a cadeia do Turismo.
O município foi o único do Litoral a participar do encontro e contou com espaço exclusivo na Feira de Turismo de Negócios apresentando suas atrações a diversos segmentos da cadeia turística. Para isso, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) atuou junto a companhias aéreas, hotelaria e operadores.
“Foram oportunidades únicas de expandir parcerias. Temos uma equipe engajada para trabalhar em prol do desenvolvimento do Turismo e o município terá ainda um maior impulso com a vinda de cruzeiros à cidade. Além disso, estamos em 4.ª posição entre as cidades paranaenses no projeto Destinos Turísticos Inteligentes do Ministério do Turismo e caminhamos para uma Paranaguá ainda mais rica na área por meio de nossas atrações e pelas suas belezas naturais”, destaca o prefeito Marcelo Roque.
“Este é o momento da Cidade Mãe do Paraná mostrar seu potencial e é nisto que estamos trabalhando firmemente junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com envolvimento de outras pastas municipais. Paranaguá está sendo apresentada a todo o país e mostrando todo seu valor histórico, natural, mas também moderno e inteligente”, completa Marcelo Roque.
O Festival das Cataratas contou com mais de oito mil visitantes. “Ter Paranaguá participando de um Festival tão importante que atrai participantes do Brasil e do mundo, nos mostra que estamos no caminho certo. É o nosso município apresentando o que temos de melhor, é geração de emprego e renda à população. Estamos muito felizes com os resultados”, salienta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.
VIDEOCAST
Durante o festival, a Secretaria Municipal de Comunicação realizou VídeoCast sobre Paranaguá diretamente de Foz do Iguaçu com ampla divulgação dos detalhes do evento e da participação do município. Além do prefeito, da secretária de Cultura e Turismo e outros convidados, o vice-governador, economista e empresário, Darci Piana falou da importância de Paranaguá no turismo no litoral paranaense.
“Fico muito feliz porque Paranaguá contará com a vinda de cruzeiros e tenho certeza que a cidade estará preparada para receber os turistas. Todos ganham, os comerciantes e a população ganham e sem dúvida, será um sucesso”, avalia Darci Piana no VideoCast.
“Estamos felizes em mais uma vez poder participar deste grande evento e mostrar detalhes aconchegantes da nossa querida Paranaguá. Todo o trabalho da equipe Secom é feito com muito carinho, mantendo a criatividade, produzindo novos formatos de divulgação para levar a informação à população parnanguara, turistas e visitantes. A cada dia nossa responsabilidade aumenta já que Paranaguá cresce”, observa Camila Roque. Em suas duas edições no Festival, o VideoCast foi apresentado pelo jornalista, superintendente de Comunicação, Emanuel Andrade.Marcelo Roque apresenta Programa Tarifa Zero
Na primeira noite do evento foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu para debater sobre o transporte público daquele município. Na ocasião, o prefeito Marcelo Roque foi convidado para detalhar o Programa Tarifa Zero que, com a lei aprovada em dezembro de 2021, iniciou em 15 de março de 2022 em Paranaguá.
“Ficamos muito felizes em poder dividir com outros municípios um programa tão importante que impacta positivamente os moradores e visitantes de Paranaguá com a gratuidade da passagem no transporte público”, destaca Marcelo Roque.
Com participação da população de Foz, vereadores e demais interessados, o Tarifa Zero foi apresentado. Segundo o IBGE, Paranaguá conta com 157.378 habitantes. Qualquer pessoa interessada, independente de idade ou de residir no município pode se beneficiar do Tarifa Zero bastando apenas um rápido cadastro com confecção de um cartão de transporte, também gratuito.
“No dia 15 de março, Paranaguá entrou para história com a primeira operação do Tarifa zero e virou referência para as cidades brasileiras. Municípios como Garopaba, Florianópolis, Pato branco, Maricá, no Rio de Janeiro e o prefeito Chico Brasileiro aqui de Foz foram até Paranaguá conhecer o nosso sistema. Participamos da Smart City em 2022, em São Paulo, e da 111.ª reunião do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana em Manaus. Nos orgulha que essa experiência possa ser dividida com outras cidades”, observa o prefeito Marcelo Roque.
Com um ano de Tarifa Zero, os resultados positivos são visíveis. Como a redução de 38% em índices de acidentes de trânsito, mais de 200% de aumento na demanda do Restaurante Popular, um impacto que resultou na criação de mais um restaurante na região sul da cidade, mais de 100% em crescimento do consumo no comércio central e um aumento significativo no número de passageiros.
“Em 2021 eram 285 mil giros na catraca, agora, em 2023, são mais de 700 mil. A população pode ir trabalhar, passear, fazer suas compras, ir ao médico, visitar um amigo ou parente de forma totalmente gratuita”, ressalta o prefeito. Desde 2017, o Poder Público não concedeu aumento da passagem, mantendo o valor de R$ 3,70. “E agora, a população tem o serviço gratuito”, enfatiza.
Ainda ocorreu aumento na frota de ônibus para atender a demanda que é acompanhada de perto pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. 95% da operação é custeada pelo Município e outros 5% por empresas instaladas na cidade.
Da Prefeitura de Paranaguá
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.