Mais nove casos de novo coronavírus, todos em Curitiba, foram confirmados pela Secretaria da Saúde do Paraná em boletim emitido nesta quinta-feira (19).
São cinco mulheres e quatro homens com idades entre 22 e 81 anos, que estiveram em São Paulo, Itália e Espanha.
No total, são 23 casos confirmados no Paraná. A Secretaria da Saúde tem atualmente 146 casos em investigação e 122 descartados no Estado, totalizando 291 notificações.
Entre as confirmações, 17 são de Curitiba, dois de Cianorte e um de Campo Largo, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina. No informe desta quinta-feira, os municípios de Guaratuba, Paranaguá, Renascença, Arapongas, Faxinal e Toledo, aparecem na lista dos locais com casos suspeitos da doença.
Em vista desses números, e para reforçar o atendimento na área de saúde, o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou ‘estado de emergência’.
Foram chamados 360 concursados na área de saúde para atuarem em hospitais e nas regionais de saúde. Ratinho Junior também determinou o fechamento de academias e shoppings.
ATUALIZAÇÃO DE CASOS
Segundo a Secretaria da Saúde, o sistema do Ministério da Saúde utilizado para atualização de casos segue instável durante essa semana. Sem acesso ao sistema, a secretaria estadual não tem como descartar novos casos, tampouco analisar e indicar em quais municípios estão localizados os novos suspeitos.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde e por secretarias municipais podem ser divergentes.
O Brasil já registrou oficialmente sete mortes provocadas pelo coronavírus.