Os números do Covid-19 no Brasil e no mundo têm causado o pânico internacional. Por entre as estatísticas devastadoras, o Paraná apresenta agora a recuperação de 25% dos casos da região.
A situação internacional motivada pelo Covid-19 é bem conhecida e sabemos que os números não têm sido positivos, assim como as previsões sobre o potencial futuro da economia global.
Com a paralisação de várias empresas em todo o mundo e a paragem na produção por várias indústrias, estamos assistindo a um cenário sem precedentes que poderá significar uma recessão global com efeitos ainda mais nocivos do que a anterior crise de 2009.
Os brasileiros estão tentando cumprir as regras do isolamento, mantendo-se em suas casas e até mesmo buscando alternativas que permitam equilibrar suas finanças pessoais no mundo online.
Para muitos, essa paragem tem sido a oportunidade certa para compreender como funcionam as plataformas de dropshipping (estoque na fonte) e para ponderarem transformar suas ideias inovadoras num negócio online.
Mesmo cientes das dificuldades, esses brasileiros estão, agora, aprendendo como fazer uma análise interna e externa, que permita avaliar se vale a pena tentar entrar no mundo do empreendedorismo digital e lançar suas lojas online.
Independentemente da forma como passam seus dias, as pessoas no Paraná estão respeitando o isolamento e ajudando a travar a disseminação do vírus na região e isso tem permitido aos serviços de saúde dar resposta aos casos de infectados com a doença.
Os números mais recentes do Paraná dão alguma esperança sobre a recuperação face a esse vírus que ataca o mundo, indicando que houve a recuperação de 25% dos casos da região.
Sesa indica que 199 pessoas recuperaram no Paraná
Entre os infectados do Paraná, segundo números liberados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), 25% do total de casos confirmados já teria se recuperado, sendo esse número equivalente a 199 infectados.
Entre os recuperados se encontra uma idosa de 91 anos, que teve alta hospitalar no passado domingo e que agradeceu ao hospital por todo o cuidado que tiveram consigo ao longo do período de internamento.
Desde 12 de março de 2020, o estado do Paraná teve confirmados 803 casos de coronavírus, sendo que os números mais recentes indicam a recuperação de 199 desses casos.
Estes números consideram as pessoas que tinham tido seu diagnóstico laboratorialmente confirmado por laboratórios credenciados e que, após o tratamento, não demonstram mais sintomas da doença.
Os números do Paraná são, segundo Maria Goretti Lopes, a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, bastante positivos, indicando que as medidas de isolamento e as medidas aplicadas pelos governos estão resultando de forma positiva para o controle dessa pandemia.
Os números e os testes no Paraná
Além de terem sido confirmados, nesse estado, 803 casos de Covid-19, a sua letalidade na região do Paraná atingiu os 3%; número menos elevado do que o da letalidade nacional que, segundo o Ministério da Saúde, é atualmente de 4,6%.
No Paraná já foram realizados inúmeros testes, sendo que 6.779 destes foram considerados negativos. Além dos 803 casos de infecção confirmados, o estado do Paraná tem ainda 231 casos sob investigação.
O município com maior número de pessoas testadas positivas para o Covid-19 é Curitiba, onde 302 pessoas foram diagnosticadas com a doença. O segundo lugar é ocupado por Londrina, onde existem 75 casos da doença.
No total, no Paraná, foram descobertos casos de infectados pelo Covid-19 em 83 municípios, sendo que a maior recuperação se assistiu, também, na cidade de Curitiba, onde 85 pessoas foram curadas.
A Covid-19 no Brasil
Neste momento, em solo brasileiro, já estão confirmados 25.262 casos de infectados pelo novo coronavírus, tendo ainda ocorrido 1.532 perecimentos devido a essa doença (números de 14 de abril).
Neste momento, o estado onde a situação apresenta números mais desastrosos é São Paulo. Sendo o estado com maior população no Brasil, este é o que tem uma maior soma de infectados, atingindo os 8.895 casos da doença. Em São Paulo já morreram 608 pessoas vítimas do novo coronavírus.
Depois de São Paulo, as zonas do Brasil mais afetadas por esta nova pandemia são o Rio de Janeiro (onde já se contam 3.231 casos confirmados da doença e 191 mortes; o Ceará, que tem 1.975 testadas positivas para o Covid-19 e já assistiu a 103 mortes.
Apesar das declarações do presidente Jair Bolsonaro terem por várias vezes dado indicações contrárias, a maioria dos estados do Brasil mantém suas medidas de contenção, continuando a pedir a seus residentes que respeitem o isolamento social, numa tentativa de contrariar a progressão do vírus e de facilitar a prestação de cuidados de saúde aos infetados atuais.
Em estados como o Paraná, essas medidas estão começando a apresentar resultados como os referidos, com o tratamento de um elevado número de casos.