Notícias
MSC Musica chega a Paranaguá para a única escala da temporada de cruzeiros
O navio de cruzeiro MSC Musica atracou pela primeira vez no Porto de Paranaguá, neste sábado (23/12), trazendo a bordo 2.958 passageiros e 1.000 tripulantes. Durante a manhã, houve a tradicional cerimônia de troca de placas, realizada quando um navio chega pela primeira vez em um porto. Nesta temporada, o Musica passa apenas uma vez pela cidade.
Antes de chegar a Paranaguá, o navio saiu de Buenos Aires, na Argentina, e passou por Montevidéu, no Uruguai. O próximo destino é Ilhabela, em São Paulo, Rio de Janeiro, retornando depois para a Argentina. A embarcação tem 293,8 metros de comprimento, 32 metros de largura e 59 metros de altura.
Esta viagem faz parte da temporada 2023/24, que conta com 15 escalas semanais no Porto de Paranaguá. A expectativa é que passem, aproximadamente, 40 mil cruzeiristas até o dia 8 de março de 2024, movimentando R$ 1,5 milhão por semana na economia local.
O diretor Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, afirmou que o cruzeiro é a realização de um sonho antigo dos moradores do Litoral do Paraná em busca do crescimento econômico e turístico da cidade. “Aqui temos diversos encantos naturais, como a Ilha do Mel; temos as nossas tradições; e a nossa gastronomia, como o barreado. Então temos muito a apresentar, muito para vender e temos muita alegria em receber todas essas pessoas para expor aquilo que temos de melhor”, enfatizou.
A secretária de Cultura e Turismo, Maria Platin, afirmou que antes da metade da temporada já é possível ver os resultados. “A gente anda pela cidade nos dias de escalas e vê o quanto o comércio tem trabalhado, como essa movimentação tem beneficiado tanto aqui em Paranaguá quanto nas outras cidades do Litoral”, comentou.
PORTO SEM PAPEL
Para atender ao grande fluxo de passageiros, a Polícia Federal também implementou, este ano, uma sistemática que agiliza todo o processo. A MSC encaminha a planilha e a PF automatiza o processo imigração, que fica pronto 24 horas antes do navio atracar. Modelo este que é referência nacional.
Segundo o delegado de Polícia Federal e chefe da Delegacia de Polícia Federal em Paranaguá, Jean Pierre Leite, a questão da imigração era um ponto de imensa dificuldade.
“O volume de passageiros e tripulantes do navio do cruzeiro é muito grande. A automatização do sistema agilizou o procedimento de desembarque dos passageiros, porque eles já estão com a imigração feita. Hoje o processo de imigração no Porto de Paranaguá está sendo replicado em outros portos do Brasil”, explicou.
PROGRAMAÇÃO
Além da parada única do MSC Musica, ocorre semanalmente o desembarque e embarque de passageiros do MSC Lirica. Os turistas poderão embarcar nos próximos dias 29 de dezembro; 5, 12, 19, e 26 de janeiro; 2, 9, 16 e 22 de fevereiro; e 1º e 8 de março.
O navio Lirica tem capacidade para 2.648 passageiros e conta com 721 tripulantes. São 988 cabines no total. A embarcação pesa 65 mil toneladas, com 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura.
POLICIAMENTO REFORÇADO
A Segurança Pública do Paraná reforçou o efetivo de policiais militares no Porto de Paranaguá, visando uma maior segurança aos turistas que chegam na cidade através de cruzeiros, bem como no auxílio com orientações e informações. A medida foi tomada desde o anúncio que o Porto de Paranaguá passou a ser, até março de 2024, ponto de embarque fixo na temporada de cruzeiros com rota pela América do Sul durante o verão.
“A polícia militar reforça o policiamento na cidade em razão desse grande contingente de turistas que está desembarcando aqui na região para conhecer Paranaguá. Além disso, eles podem fazer passeios para a Ilha do Mel e Antonina. Lembrando que em todos esses lugares, temos o policiamento reforçado”, explicou o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Paranaguá, capitão Alfredo Werner Eiglmeier.
De acordo com a coordenadora da Operação Navios Cruzeiros, a aspirante-oficial Luciana Machado Dal Lago, com a chegada dos navios no Porto de Paranaguá, toda sexta-feira a Polícia Militar aumenta o reforço na região.
“Além do efetivo regular, foi disponibilizado mais policiais para prestar esse atendimento exclusivo para os turistas dos cruzeiros. Possuímos policiamento em todas as áreas do Litoral. Além disso, nós temos nesta situação policiais que falam mais de um idioma, facilitando assim a comunicação com eles, para que nós possamos auxiliar da melhor maneira possível”, disse.
O policiamento em áreas portuárias ganha uma importância significativa quando há um aumento no turismo. Essas regiões, frequentemente movimentadas por visitantes de diferentes partes do mundo, requerem medidas específicas de segurança para garantir a integridade física, patrimonial e a experiência positiva dos turistas.
Além dos pontos bases, patrulhamentos e rondas nos locais, os policiais também se concentram no Centro Histórico de Paranaguá, onde realizam exposição das viaturas históricas, Utvs e quadriciclos, para que os turistas possam conhecer de perto e até mesmo tirar algumas fotos.
Com informações da AEN
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.