Ligue-se a nós

Notícias

Menino que amputou perna após injeção na UPA ainda vive drama

Mãe do menor narrou para o Agora Litoral a realidade dele e da família

Publicado

no

Complicações de Victor Voi iniciaram após ele receber injeção de Benzetacil na UPA de Paranaguá

Paranaguá, PR
Agora Litoral

Segue em recuperação o menino Victor Voi, de dez anos, que teve a perna amputada no Hospital do Trabalhador em Curitiba após ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento de Paranaguá (UPA). O fato, ocorrido na primeira quinzena de março deste ano, comoveu a cidade e ganhou proporções gigantescas após o relato do ocorrido.

De acordo com Renata Voi, mãe do menor, além da perda da quase totalidade da perna direita (ele amputou quase um palmo acima do joelho), a família procura agora um tratamento psicológico para ajudar Victor a superar o drama. “Não é fácil pra ninguém, imagina pra ele que sonhava ser jogador de futebol”, desabafou ela ao Agora Litoral.

Renata Voi disse que a família tem feito tudo que pode para confortar o filho, mas que ele diariamente reclama da situação. “As próprias notícias sobre o que nós vivemos levou ele a me perguntar ‘se toda a cidade agora sabia que ele não tinha uma perna’, e isso é muito doloroso. Estamos sobrevivendo”, afirmou.

Ainda de acordo com a mãe de Victor, de segunda a sexta-feira o menino é levado a um postinho de saúde para trocar os curativos, mas no sábado e domingo ela fica responsável por esse cuidado. Renata disse que o corte não infeccionou, o que já é um alívio, e que futuramente – após a cicatrização total – eles vão tratar de conseguir uma prótese para o garoto.

INJEÇÃO  

Anúncio

Apesar do corte na perna não estar infeccionado, a mãe de Victor relatou que a nádega onde a injeção de Benzetacil foi aplicada também preocupa a família, já que para evitar mais complicações os médicos retiraram boa parte do tecido necrosado e não há como fazer um enxerto. “É um somatório de problemas que estamos vivendo, mas temos que ser fortes para não desencorajar o Victor”, disse.

Perguntada sobre a rotina de Victor, Renata Voi informou que atualmente ele vive sentado ou deitado e que não frequenta mais a escola. O menino já tentou se apoiar em muletas para caminhar, mas apenas por curto espaço de tempo. “Essa nova realidade de vida ainda é muito recente pra ele”, observou a mãe.

Renata Voi, mãe de Victor: drama em família

EXPLICAÇÃO

O Agora Litoral foi o único veículo de comunicação a levantar a hipótese de que Victor tenha sido afetado pela “Síndrome de Nicolau”, uma reação rara que pode ocorrer após uma pessoa receber uma injeção de penicilina. Essa reação causa necrose dos tecidos, induzida pela aplicação intramuscular de certos medicamentos, incluindo as penicilinas.

Até hoje, apesar da Prefeitura de Paranaguá ter informado, à época, que abriria um Procedimento Administrativo para apurar a fundo o caso, não se sabe a quantas anda a investigação.

Relembre o caso

Anúncio

Menino tem perna amputada e gera comoção em Paranaguá

Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.