Notícias
Menino fã da Polícia Militar ganha surpresa no dia do aniversário
Ele convidou os PMs para a sua festinha e o convite foi aceito
Nesta semana, o pequeno Diego Henrique pediu para seus pais, Helen e Manoel, que o levassem até a sede da Polícia Militar do Paraná, em Matinhos, pois queria convidar os policiais militares para sua festa de aniversário de 10 anos.
Além disso, o menino, que é portador da síndrome de Down, abordou algumas viaturas que passaram em frente de sua casa e fez o mesmo convite aos policiais.
O convite foi aceito e, na noite da última quarta-feira (13), boa parte da equipe “Delta”, de serviço na subárea II da Operação Verão, compareceu à festa de aniversário do pequeno.
Diego não escondeu a felicidade ao ver seis viaturas da Polícia Militar chegando em sua casa com os dispositivos luminosos e as sirenes ligadas.
Assim que avistou as viaturas, ele correu colocar seu boné da Polícia Militar, que ganhou de um policial militar há alguns anos, também na Operação Verão.
O comandante da equipe “Delta”, 2º tenente Tiago Henrique da Silva Rodrigues, contou como começou a ideia de os policiais militares irem na festa.
“O pedido chegou através do próprio Diego, que abordou viaturas na rua, foi até a companhia, convidou os policiais e disse que queria a PM presente no aniversário dele. Prontamente nós aceitamos o convite e ficamos realmente muito felizes de poder estar presentes na festa do Diego, porque é gratificante ver a simplicidade e a felicidade dele ao ver as viaturas, ao interagir com os policiais.”
Os policiais militares da equipe arrecadaram recursos entre si e compraram alguns presentes para o Diego, como um jogo de cartas, uma bola e até um carrinho de controle remoto. Mas o Diego acabou deixando os presentes de lado e ficou faceiro mesmo com a interação com os policiais militares que ele tanto admira. Eles conversaram bastante, tiraram muitas fotografias e também fizeram algumas brincadeiras, e na despedida o Diego foi claro: “Amanhã a gente se vê, hein!”
O tenente Henrique falou ainda sobre a importância e o significado da participação dos policiais militares no aniversário do Diego.
“Nós ficamos muito felizes de cumprir o nosso dever de elevar o nome da Polícia Militar, e ao mesmo tempo realizar um sonho do Diego. A festa é o menos importante, o que importa mesmo é essa confraternização da Polícia Militar com a comunidade, e mais ainda por ser em torno dessa criança tão especial. É uma semente que a gente planta e que terá como fruto um adulto amigo da Polícia Militar.”
Carinho do Diego pela Polícia é questão de educação
O pai do Diego, Manuel Luciano Valenga, contou que a educação dada pela família faz com que, desde muito pequeno, ele tenha admiração pela Polícia Militar, e sempre que vê uma equipe policial faz questão de ir falar com os policiais.
“A gente sempre passa pra ele a ideia de ter a PM como pessoas que cuidam dele, sempre. E assim ele tem verdadeira paixão pela PM; então é uma questão de educação. Essa semana ele parou duas viaturas convidando os policiais pro aniversário dele. Ele não tira esse boné que ele ganhou há 2 anos. Como vocês podem ver, a alegria dele é imensa. Pra ele são os amigos dele, a PM é amiga dele e ele sabe disso.”
Já a mãe, a professora Helen Magalhães, disse que é fundamental que as famílias eduquem as crianças para essa confiança e proximidade com a Polícia, e que a visita foi gratificante.
“O Diego tem verdadeira adoração pela farda e, principalmente, ele não tem medo. E é uma coisa que eu acho fundamental, que as famílias tenham a Polícia como amiga, e não como um inimigo, e ensinem isso para as crianças. Eu sou totalmente contra aquelas famílias que assustam a criança dizendo que a Polícia vai pegar, porque entre pedir informação para um estranho e ver alguém de farda, a criança saiba que o policial está ali para cuidar dela, para proteger. Esse carinho de vocês hoje pelo Diego é algo muito gratificante para mim, como mãe.”
Texto:
Tenente Iuri Cavalli
Comunicação Social da Operação Verão
Fotografia:
Soldado Ismael Ponchio
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.