Notícias
Matinhos prevê queda de pelo menos 10% no movimento nesta temporada
Apenas 30% dos imóveis disponíveis nas praias já foram alugados
Do G1 Paraná
Em meio à pandemia, alta no número de casos da Covid-19 e também de restrições mais rígidas, a Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima), no litoral do Paraná, prevê uma queda de, pelo menos, 10% no movimento em relação a temporadas anteriores.
Mesmo assim, o presidente da Acima, Adriano Menine, está otimista.
“Hoje, o número que nós temos é 40% menor, mas avançando na temporada, querendo ou não, o turista vem mais após o Natal para curtir o verão aqui no município. Temos a expectativa que após o Natal retome um pouco esse faturamento das empresas”, disse ele.
Na sexta-feira (18), uma resolução publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) determinou medidas de comportamento a serem adotadas durante o período do verão em praias, praias de água doce e balneários do Paraná.
Segundo o documento, as praias do litoral, praias de água doce, balneários, incluindo os pontos turísticos públicos ou privados podem ser frequentados para lazer individual ou de núcleo familiar, desde que haja distanciamento de, no mínimo, 1,5 metros entre as pessoas.
É obrigatório o uso de máscaras nos locais públicos e privados (com exceção caso as pessoas estejam comendo, bebendo ou na água).
Bebidas e alimentos não devem ser compartilhados entre as pessoas, com exceção dos grupos compostos por pessoas de um mesmo núcleo familiar ou que morem juntos (mesmo assim, a Sesa orienta que se evite o compartilhamento).
A Sesa orienta ainda que as pessoas saiam de casa levando dispensador com álcool gel 70% para higienização das mãos, sacolas ou sacos plásticos para guardar máscaras quando precisarem tirar, máscaras adicionais para trocar sempre que ficarem úmidas.
Entre as pessoas de uma mesma família ou que morem juntos, a resolução determina que o grupo não seja formado por mais de cinco indivíduos. Confira todas determinações.
Setor imobiliário
No setor imobiliário, a expectativa também está longe do esperado. Normalmente, nessa época do ano, 90% das casas e apartamentos disponíveis para a temporada já estão locados. Porém, neste ano a procura tem sido muito baixa.
Conforme o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Litoral, dos 10 mil imóveis disponíveis nas praias do estado, apenas 3 mil já foram alugados.
“Nós esperávamos uma queda, mas não tão grande e significativa como essa. A gente sabe que é um momento em que tem que ter muito cuidado, nós estamos lidando com uma coisa que mexe com as vidas”, explicou Michel Wolff, diretor do sindicato.
Nos hotéis, que normalmente ficam lotados entre o Natal e o Ano Novo, a ocupação não deve passar de 50%, segundo estimativa da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral).
“Nós temos todos que ser responsáveis nessa hora muito complicada porque nós podemos ter uma bomba-relógio a partir do dia 5 de janeiro, que é o resultado de tudo isso do final de ano”, comentou Carlos Dalberto Freire, presidente da Associação de Hotéis do Litoral.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.