Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
NotíciasParanáParanaguá

Mais de 200 mil são aguardados na procissão do Rocio em Paranaguá

PARANAGUÁ, PR
Diário do Estado

Os organizadores da 203ª festa de Nossa Senhora do Rocio que acontece desde o dia 03 em Paranaguá, esperam mais de 200 mil fiéis para a tradicional procissão marcada para a próxima terça-feira (15), data em que é comemorado o dia da padroeira do Paraná. Nas edições anteriores do evento, mais de 500 mil passaram pelo Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio nos 14 dias de festa acompanhar missas e celebrações que marcam o evento, considerado uma das maiores manifestações religiosas do país.

Centenas de caravanas tem como destino final a cidade de Paranaguá neste final de semana para participar da programação, que além da parte religiosa, também anima a economia local que espera lotação máxima nos hotéis da cidade ao longo do feriadão. A festa tradicionalmente também conta com um parque de diversões e uma feira com diversos produtos a preços bem mais acessíveis.

Procissão marítima

Para este domingo (13), às 10h está marcada a 13ª edição da procissão marítima, que anualmente reúne dezenas de barcos que partem do trapiche da Praça 29 de julho, no centro histórico de Paranaguá, com destino ao trapiche do Santuário do Rocio.

Procissão marítima espera reunir 800 pessoas neste domingo - Foto: Arquivo
Procissão marítima espera reunir 800 pessoas neste domingo – Foto: Arquivo

Segundo a organização, no ano passado 750 pessoas participaram da procissão. Já para este ano são aguardados 800 fiéis no evento – levantamento feito com base no número de camisetas e passagens vendidas. Cada passagem para a programação religiosa é vendida a R$ 30 com direito a uma camiseta da festa.

Na terça-feira (15), dia em que é comemorada a festa da padroeira, a procissão histórica deve cruzar a rua Professor Cleto com um número estimado entre 150 e 200 mil pessoas. Anualmente, a imagem da santa é transportada até a Catedral Diocesana de Paranaguá. O horário para a saída da procissão está marcado para às 16h

Para este dia, estão previstas várias atividades religiosas com missas durante todo o dia; a principal acontece às 10h e é celebrada em espaço aberto na Praça da Fé, em frente ao Santuário. Às 15h uma outra missa de preparação para a procissão deve ser realizada na igreja.

No dia 16, último dia da festa, outra procissão acontece: dessa vez para levar novamente a imagem de Nossa Senhora do Rocio para o local de origem. A chamada “procissão de volta” é marcada para às 16h.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios