Começou nesta terça-feira (1º/8), uma operação de reforço no policiamento da PM no Litoral. A Operação “10 de agosto” consiste na intensificação do patrulhamento em todo o estado do Paraná, visando reprimir crimes e fortalecer o policiamento preventivo de proximidade. Essa iniciativa representa uma das principais ações em comemoração ao 169º aniversário da Polícia Militar do Paraná (PMPR).
O evento de lançamento ocorreu no Quartel do Comando Geral, na capital paranaense, de onde viaturas e equipes policiais se deslocaram para diversos pontos da cidade e região metropolitana, assim como para todas as regiões do estado, simultaneamente.
“Com a Operação 10 de agosto, estamos empenhados em fortalecer a prevenção e a proximidade com a comunidade. A participação da população é fundamental, pois ela pode nos repassar denúncias e informações valiosas que resultam em prisões e apreensões”, destacou o subcomandante-Geral da PMPR, Coronel QOPM Paulo Henrique Semmer.
Efetivos de todos os Comandos Regionais e Batalhões da Polícia Militar estão sendo empregados na operação. Além disso, o Comando do Policiamento Especializado e o Comando de Missões Especiais têm equipes empenhadas em todo o Paraná. As ações de policiamento envolvem diversas modalidades, com o uso de viaturas, motos, módulos móveis e até mesmo aeronaves, com cada unidade atuando em sua área específica.
O Regimento de Polícia Montada (RPMon) contará com equipes hipomóveis posicionadas em pontos estratégicos da Grande Curitiba. Os Batalhões de Polícia Rodoviária (BPRv), de Polícia de Trânsito (BPTran) e os Pelotões de Trânsito em todo o estado intensificarão as ações preventivas e, eventualmente, repressivas de trânsito, nas vias e rodovias estaduais.
A Operação 10 de agosto é uma demonstração do compromisso da Polícia Militar do Paraná em proteger a sociedade e garantir a segurança dos cidadãos. A iniciativa busca promover uma maior sensação de segurança, bem como estreitar os laços entre a PM e a comunidade, a fim de construir uma parceria efetiva no combate à criminalidade.
As autoridades estaduais reforçam que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação, encorajando todos a denunciarem atividades criminosas e a contribuírem para um Paraná mais seguro e protegido. A expectativa com a Operação 10 de agosto é que os resultados sejam expressivos no combate à criminalidade e na preservação da ordem pública.
Da PMPR