Ligue-se a nós

Notícias

Lei Municipal proíbe Uber trabalhar em Paranaguá

SERVIÇO FOI ANUNCIADO, MAS ESBARRA NUMA LEI CRIADA EM 2016

Publicado

no

Apesar de anunciado, serviço ainda não está disponível em Paranaguá

Agora Litoral
O anúncio de que o aplicativo de transporte individual Uber teria começado a operar em Paranaguá, no litoral paranaense, nesta terça-feira (18), não é verdadeiro, apesar de ter sido divulgado em diversos veículos de comunicação. Mais ainda: traz à tona uma informação que não foi levada em conta – a cidade possui uma lei que impede a execução desse tipo de serviço.

De autoria do ex-vereador Márcio Costa, a Lei 3.605, sancionada pelo então prefeito Edison de Oliveira Kersten em 10 de outubro de 2016, proíbe o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado individual de pessoas.

Ex-vereador Márcio Costa é o autor da lei que proíbe a Uber em Paranaguá

OPINIÕES DIVIDIDAS
A implantação da Uber na cidade divide opiniões. De um lado aqueles que já conhecem o serviço, preços e tratamento diferenciado aos passageiros, e de outro os que defendem a manutenção do emprego dos mais de 150 táxis cadastrados na prefeitura, que geram renda para cerca de 450 pessoas (o dono do veículo mais dois motoristas auxiliares).

Afora a ameaça da concorrência aos taxistas, algumas pessoas lembram que a própria Viação Rocio, concessionária do transporte coletivo em Paranaguá, poderá ser prejudicada com a implantação da Uber no município. E, igualmente, a prefeitura de Paranaguá que também recebe uma parcela de cada passagem paga à empresa.

APLICATIVO
Apesar de anunciado, ao baixar o aplicativo em Paranaguá e solicitar uma corrida, a mensagem que aparece no celular é de que “não há carros disponíveis”.

Existe a informação de que houve uma tentativa de cadastramento de automóveis para realizar o serviço de Uber. No entanto, a secretaria de Serviços Urbanos já estaria pronta para fazer cumprir a lei em vigor, que prevê multa no valor de R$ 1.700,00 (mil e
setecentos reais), apreensão do veículo e outras penalidades.

VEJA A LEI DE PARANAGUÁ https://goo.gl/GtYcs6
RESPEITO
A assessoria de imprensa da Uber informou que o serviço não precisa de uma lei municipal para operar por já estar amparado pela Constituição e pela Lei Federal de Mobilidade Urbana 12.587/12. E, que em casos específicos, tem procurado respeitar as regras locais.

Anúncio
Clique para comentar

Deixe um comentário!

Notícias

Guaratuba inicia programação de Natal já neste sábado

Evento é parceria entre empresários e Prefeitura

Publicado

no

Por

Ônibus "Sempre Natal" ficará na Praça Central

As atividades natalinas da cidade de Guaratuba, no Litoral do Paraná, começam com mais de um mês de antecedência, na noite deste sábado (23). Neste dia, um ônibus sairá às 19h30 do Parque de Eventos e se dirigirá até a Praça Central, onde acontecerá a abertura da programação “Sempre Natal”, que está sendo organizada por empresários da cidade com apoio da Prefeitura.

Na Praça haverá barracas de gastronomia, e na Rua Bom Sucesso a Feira de Artesanato se transforma em Feira de Natal, com a participação de artesãos convidados.

PROGRAMAÇÃO

Apresentações – Quartas e sábados, das 19h30 às 22h30 – Apresentações temáticas que encantam adultos e crianças.

Oficinas de Natal – Domingos, das 15h às 18h – Atividades especiais natalinas. Crianças se divertem com confecção de cartões de Natal, pintura no rosto e jogos.

Espaços Temáticos – A praça terá decoração natalina, muitas luzes, Casa do Papai Noel, presépio e “espaços instagramáveis” (locais para as pessoas divulgarem no Instagram ou outras redes sociais) que poderão ser acessados a qualquer hora do dia.

Barraca de Guloseimas – Todos os dias barraquinhas decoradas com opções deliciosas para complementar a magia de Natal.

Continuar Lendo

Notícias

Paraná representa o país em congresso mundial de Portos

Oportunidades estão sendo apresentadas em Miami (EUA)

Publicado

no

Por

Representantes da empresa Portos do Paraná

As oportunidades de negócios nos Portos do Paraná estão sendo apresentadas em Miami, nos Estados Unidos, no 28º Congresso Latino-Americano de Portos. A empresa pública paranaense representa os terminais brasileiros e participa do evento junto com a Autoridade Portuária de Santos. Além da feira de serviços e exposições, os representantes do Paraná participam de palestras, reuniões bilaterais, debates e visitas técnicas.
Considerado um dos principais eventos portuários do mundo, o Congresso reúne mais de 400 líderes e especialistas internacionais na área. A intenção da delegação paranaense é atrair investimentos e novos clientes, principalmente junto a países da América Central e do Norte.
“Queremos expandir os negócios, posicionando o Paraná como opção aos mercados latino-americanos”, disse o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia. “Aqui, apresentaremos as políticas desenvolvidas e planejadas pelos Portos do Paraná que culminaram numa redução de custos”.

O diretor empresarial da empresa pública, André Pioli, destaca que o momento é importante para mostrar os avanços da gestão e a eficiência na operação de cargas. “Os portos de Paranaguá e Antonina são extremamente competitivos e precisam reafirmar sua posição de referência em produtividade no mercado mundial”, afirmou.

As obras e os investimentos em infraestrutura terrestre e marítima também são destaque. “As melhorias viárias, a ampliação de cais e a dragagem fazem parte do nosso planejamento para receber a quantidade de carga prevista para os próximos 30 anos. Isso mostra aos investidores que estamos nos preparando para o futuro”, avalia Rogério Barzellay, diretor de engenharia e manutenção da Portos do Paraná.
EVENTO – O Congresso, promovido pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), acontece até esta quinta-feira (21). O evento traz os projetos portuários desenvolvidos na América Latina, as novidades dos negócios logísticos e vinculados à navegação e um espaço para a exposição comercial, da qual fazem parte as empresas fornecedoras mais representativas do setor.

Continuar Lendo

Notícias

Câmara de Paranaguá tem novo vereador

Jacaré foi empossado nesta segunda-feira (18)

Publicado

no

Por

Valdecir de Almeida Lenis, o Jacaré

Foi empossado na tarde desta segunda-feira, 18, na Câmara Municipal de Paranaguá, o primeiro suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) Valdecir de Almeida Lenis, o popular Jacaré.

O novo edil ocupará a vaga do vereador Ratinho (PSB), o qual se licenciou por 60 dias para a realização de um tratamento de saúde.

Em seu primeiro discurso, logo após assumir a vaga de vereador, Jacaré afirmou que buscará apresentar projetos na área do esporte.

A sessão de posse, ocorrida na sala da presidência da Casa de Leis, foi prestigiada por diversos vereadores.

Na eleição de 2016, Jacaré fez 711 votos.

Da CMP
Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.