Notícias
Jihad vence MB Surf Pro na Ilha do Mel
ALÉM DO SHOW NA ÁGUA HOUVE GINCANA ECOLÓGICA
Agora Litoral
Neste final de semana, o matinhense e ex-bicampeão brasileiro Jihad Khodr levou ao delírio o público presente que lotou a Praia Grande, na Ilha do Mel, no MB Surf Pro 2018, numa bateria disputadíssima entre Messias Félix, Matheus Herdy e Victor Valentim.
Jihad conseguiu somar 13.16 pontos na grande final, não dando chance aos outros finalistas. Com a segunda colocação, Messias Félix (CE) mostrou disposição e marcou 12.73. A terceira colocação ficou para Matheus Herdy (SC), que é o atual bi-campeão Sul-Americano PRO Júnior, sobrinho do ex-top do Mundial de Surf WSL, Guilherme Herdy, que conseguiu a pontuação de 12.54, e em quarto lugar, completando o pódio, o profissional local da Ilha do Mel, Victor Valentim que somou 11.16.
No feminino, foi para São Paulo o troféu. Camila Cassia (SP) marcou 12.60 pontos e não deu chances a Julia Santos (SP) que fez 9.86. O terceiro lugar ficou com Luana Coutinho (SP), com 7.90 pontos e o quarto lugar para Marina Rezende (SC), com 4.37.
O domingo foi de sol, céu azul, boas ondas e altas gatas, para fechar a 3a. Etapa do Brasileiro de Surf, competição do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), que reuniu atletas de dez estados do Brasil. O evento contou com o patrocínio da Paranaguá Saneamento, da Valesul Chevrolet Paranaguá e incentivo da Prefeitura Municipal de Paranaguá e sistema Fecomércio-Sesc.
GINCANA ECOLÓGICA
Além do show de surfe, as ações da Gincana Ecológica Paranaguá Saneamento, realizadas pela coordenação da Ong KDOC – Keep The Ocean Clean e o Sesc, aconteceram nas areias da Praia Grande, trazendo muita conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente e a todos que estavam na praia.
Foram recolhidos centenas de itens que estavam descartados na Praia Grande e que geraram 81 Kg de resíduos coletados em uma área de aproximadamente 1 Km. Como parte das ações da gincana, placas de conscientização sobre a decomposição de resíduos foram instaladas nas trilhas da Ilha do Mel.
Entre as atividades desenvolvidas pela equipe de técnicos monitores do Sesc, a oficina de mini-terrário chamou a atenção do público de diversas idades, pela forma prática de reutilização de material reciclado.
O público que acompanhou o MB Surf Pro pode conferir, além de muito surfe, uma estrutura que proporcionou conforto para os atletas e ações de merchandising com a distribuição de brindes dos patrocinadores, de marcas de surf wear e de sorvete D’Vicz, referência em sorvete desde 1985.
AGRADECIMENTOS
“Quero agradecer a todos os profissionais envolvidos e ao guerreiro Maninho pela sua luta e realização de uma etapa do brasileiro profissional, deste grande evento na Ilha do Mel”, disse o campeão Jihad Khodr.
“Agradeço a ABRASP, a Federação Paranaense de Surf e a todos os patrocinadores que acreditaram no projeto, para a realização desta importante etapa na Ilha do Mel, onde o público compareceu em massa, lotando as areias da Praia Grande e fomentando o turismo, pois todas as pousadas e restaurantes estavam lotadas; fiquei muito feliz, só tenho a agradecer a todos”, destacou o profissional de marketing da MB Eventos, Antonio Maninho Barbosa.
O Prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, parabenizou a MB, o promotor Maninho, pela realização da etapa do Brasileiro de Surf e retorno do Paraná ao cenário nacional de grandes eventos de surfe. “Ficamos felizes em sediar e apoiar este evento, que aqueceu a economia, fomentou o turismo na nossa paradisíaca Ilha do Mel, divulgando Paranaguá e o Brasil para o mundo”, enfatizou Roque.
“Conheço o trabalho do Maninho junto aos eventos de grande porte, e onde ele está é sucesso; não seria diferente com a realização do Brasileiro de Surf. Parabéns a todos os atletas e aos profissionais que participaram deste evento, que fazia 11 anos que não acontecia em nosso Estado, e nós de Paranaguá estamos orgulhosos de poder fazer parte desta história junto com o Maninho”, observou o Presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Roque.
Segundo o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo o resultado desta etapa na ilha foi positivo e através do patrocínio de apoio ao esporte a empresa também ajudou a economia local. “Assumimos o compromisso no pódio para a realização de uma próxima etapa, agora nível 5 estrelas”, destacou.
“A Paranaguá Saneamento patrocinou a Gincana Ecológica na Ilha do Mel e o resultado foi muito positivo, pois deixamos a mensagem da conscientização ambiental para manter as praias limpas e as trilhas preservadas”, afirmou o diretor operacional, Antonio Hercules Neto.
“Foi um sucesso e estamos agradecidos por fazer parte desse evento que fortaleceu o surf no nosso Estado, com o incentivo da Paranaguá Saneamento e o apoio da Prefeitura de Paranaguá e as empresas que acreditaram, no MB Surf Pro, agradeço a equipe técnica, a diretoria da FPS e a ASPAR”, disse o presidente da FPS, Luciano do Rosário.
”Agradeço a MB, ao Maninho e a minha equipe da ASPAR pela realização na busca da concretização desta etapa para ser realizada na Ilha do Mel, com muito esforço, dedicação e compromisso dos profissionais envolvidos realizamos está então que ficou para a história do surfe paranaense e brasileiro”, confirmou o presidente da ASPAR, Osmar Soares.
PATROCÍNIO
O evento teve o patrocínio da Paranaguá Saneamento; Valesul Chevrolet; Grajgan Surf Resort; incentivo da Prefeitura Municipal de Paranaguá, através da SECULTUR, Esporte e Meio Ambiente; e Sesc-Fecomércio. Apoio: ABRASP, FPS, Shopping Estação Mall, Burger King, Cacau Show, D’Vicz Sorvetes, Paranaguá Ambiental, Your Board Shop, South to South, Banana Wax, Loja Paralelas, Pousadas: 13 Luas, Pousada Estalagem Ancoradouro Plancton, As Meninas, Recanto Tropical, Ong Kdoc, Barca Ju Cris, Favretto Paineis, e Agência de Publicidade DMN Comunicação e Marketing, que assina a comunicação visual do evento.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.