Ad image

Inscrições abertas para curso de formação de agentes de combate às endemias

Por
4 leitura mínima
Mutirão Contra a Dengue em Paranaguá Curitiba,30/11/2015.

A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e o Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha (CFRH), vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estão com as inscrições abertas para o Curso de Formação Inicial para Agente de Combate às Endemias (ACE).

O objetivo é capacitar trabalhadores que desempenham a função de ACE e não possuem formação para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). São 210 vagas disponíveis. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet, no site da ESPP, até 17 de novembro.

Com início das aulas previstas para março de 2024, o curso acontecerá na modalidade presencial, com carga horária total de 400 horas, sendo 320 presenciais e 80 horas de dispersão – aulas práticas, em campo – que vão contemplar 50 municípios distribuídos nas Regionais de Saúde de Paranaguá (1ª), Metropolitana (2ª), Francisco Beltrão (8ª), Cascavel (10ª), Campo Mourão (11ª) e Londrina (17ª).

O resultado preliminar das inscrições estará disponível no site da ESPP a partir de 1º de janeiro de 2024.

Confira o edital completo AQUI.

Paraná registra mais 149 casos de dengue
O informe semanal da dengue registra 149 novos casos e nenhum óbito pela doença no Paraná. O documento foi divulgado nesta terça-feira (19/9) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O período sazonal 2023/2024, que teve início em 30 de julho deste ano, soma 913 casos confirmados em todo o Estado, sem mortes.

O 5º Informe Epidemiológico da Vigilância Ambiental da Sesa registra também 3.479 casos em investigação e 3.136 descartados. Dos 399 municípios, 93 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente, e 266 registraram notificações.  

As regionais com mais casos confirmados de dengue até ao momento são Londrina (193), Maringá (168), Paranaguá (122) e Foz do Iguaçu (122). As regionais de Irati, União da Vitória e Pato Branco seguem sem casos confirmados. A região de Telêmaco Borba teve apenas um caso e Guarapuava, dois.

LITORAL
Neste informe publicado pela Sesa, consta que o Litoral confirmou 122 novos casos da doença, quinze a mais em relação ao boletim anterior (107). Os registros ocorreram em Paranaguá (101), Guaratuba (10), Pontal do Paraná (7), Matinhos (3) e Antonina. Todos apresentam casos autóctones. 

Ainda no período, 89 casos da infecção foram descartados, sendo em Guaratuba (48), Matinhos (20), Antonina (11), Paranaguá (5) e Pontal do Paraná (5).

Por fim, na região, 56 casos suspeitos da doença são investigados, sendo em Paranaguá (16), Guaratuba (14), Antonina (11), Morretes (7), Pontal do Paraná (5) e Matinhos (3).  

CHIKUNGUNYA
O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão de zika e chikungunya. Durante este período não houve confirmação de casos de zika, somente dez notificações. O novo boletim confirmou ainda três novos casos de chikungunya. Desde o início do período sazonal, houve o registro de nove casos.

Confira o boletim AQUI e todas as informações sobre o novo período sazonal AQUI.

Da Sesa

MARCADO:
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile