Dados do boletim epidemiológico nº 14, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quinta-feira (17/11), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, confirmaram mais 68 novos casos e uma morte por dengue no Paraná.
De acordo com o Informe de Arboviroses, que corresponde ao período sazonal da doença iniciado em 31 de julho de 2022, o Estado soma três óbitos, com 1.462 casos confirmados, 18.263 notificações.
ÓBITOS
O novo óbito era um homem de 80 anos, residente em Rolândia e tinha comorbidades. As duas mortes registradas anteriormente ocorreram em Foz do Iguaçu e Maripá.
LITORAL
São 52 ocorrências em investigação na região: Antonina (4), Guaraqueçaba, Guaratuba (6), Matinhos, Morretes (6) e Paranaguá (30) e Pontal do Paraná (4).
Desde o início do novo período epidemiológico da infecção, o Litoral já registrou 12 casos, sendo em Antonina (2), Matinhos, Paranaguá (4) e Pontal do Paraná (5). Todos os municípios apresentam casos autóctones da infecção.
CHIKUNGUNYA e ZIKA VÍRUS
O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pelo zika e chikungunya. Durante este período não houve registro de casos de zika e dois casos de febre chikungunya foram confirmados, ambos importados.
Confira o boletim da dengue AQUI.
Confira o boletim da Zika e Chikungunya AQUI.