Ligue-se a nós

Notícias

Inaugurada a Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner em Paranaguá

Pacientes com câncer poderão realizar procedimentos na cidade

Publicado

no

Cerimônia foi marcada pela emoção

Agora é oficial. Pacientes em tratamento contra o câncer têm uma opção em Paranaguá para realizar quimioterapia, curativos, consultas médicas, acompanhamento e alguns procedimentos.

Foi inaugurada na manhã de segunda-feira (27) a Unidade Avançada de Serviço Oncológico do Hospital Erasto Gaertner, localizada na rua João Eugênio, na região central da cidade.O prédio recebeu o nome de Marcos Vinícius dos Santos Costa, jovem parnanguara que lutou contra a leucemia e faleceu recentemente. Familiares dele acompanharam a solenidade.

Várias autoridades testemunharam o momento histórico para a saúde de Paranaguá: o prefeito Marcelo Roque; a primeira-dama, Amanda Roque; o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o senador Flávio Arns; o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Nestor Baptista; os deputados estaduais Alexandre Cury e Michele Caputo; prefeitos do litoral, vereadores, membros do hospital, além de lideranças comunitárias e sindicais, servidores municipais e populares. Também estavam presentes o bispo diocesano de Paranaguá, Dom Edmar Peron, e o pastor Reginaldo, da Assembléia de Deus.

SATISFEITO
“É um dia histórico para Paranaguá. Se nossa administração terminasse hoje estaria satisfeito com o trabalho que fizemos em prol de nossa população. Esta unidade vai mudar a vida de muitas pessoas que estão na luta contra o câncer e seus familiares”, declarou o prefeito Marcelo Roque, bastante emocionado com a conquista. “Quem já teve o caso de um parente com essa doença sabe como é sofrido fazer o tratamento em Curitiba”, completou o prefeito. Ao lembrar do irmão Márcio Ubirajara Elias Roque, que faleceu vítima de câncer aos 18 anos, Marcelo não conteve as lágrimas.

PARCERIA
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que a Prefeitura de Paranaguá “foi muito capaz em conseguir realizar o projeto para que o Hospital Erasto Gaertner possa entrar e fazer seu trabalho”. Ele garantiu que o Governo do Estado será parceiro liberando recursos para funcionamento da unidade. “A partir do início dos trabalhos vamos estar presentes também, fomentando, induzindo, incentivando para que o trabalho possa acontecer. Temos um programa estadual de combate ao câncer, com atendimento de oncologia, e obviamente que Paranaguá vai entrar neste programa”, explicou o secretário.

CONFORTO
O superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, afirmou que o projeto descentralizará o atendimento e que Paranaguá oferecerá ao paciente o máximo de conforto, ao lado de seus familiares e perto de casa.

“Combater o câncer com humanismo, ciência e afeto é a nossa missão. Erasto mais perto de você é o nosso projeto. Por isso que a gente deseja que o paciente se sinta o mais confortável possível e que, ao final do tratamento, a gente tenha melhores resultados em saúde, com melhor adesão”, declarou o dirigente, que informou que o atendimento aos pacientes deve iniciar na segunda semana de fevereiro.

CONQUISTA
O senador Flávio Arns avalia como positiva a parceria da Prefeitura de Paranaguá com o Hospital Erasto Gaertner. Destacou que são investimentos importantes para diminuir a dor das pessoas que lutam contra o câncer. “É muito importante porque ter uma unidade é excelente, evita o deslocamento (a Curitiba e municípios da região metropolitana), dá mais tranquilidade ao paciente. Paranaguá está de parabéns por essa conquista”, declarou o senador.
PRIMEIROS PASSOS
O deputado estadual Michele Caputo fez histórico da iniciativa que hoje resulta na inauguração. Lembrou que em 2017, quando estava respondendo pela Secretaria de Estado da Saúde, recebeu o prefeito Marcelo Roque e sua equipe em seu gabinete para discutir os primeiros passos que deveriam ser tomados para que o projeto vingasse.

“Estamos muito felizes em ter feito parte dessa história de sucesso, que culmina com a entrega desta unidade hoje. Representa um feito enorme para a saúde de Paranaguá”, completou.

COMODIDADE
Para o presidente da Câmara Municipal, Waldir Leite, a unidade avançada é mais um equipamento importante para as pessoas que fazem o tratamento de câncer em Curitiba.

“Será muito mais cômodo e confortável. É isso que desejamos para todas as pessoas que têm câncer, que tenham o melhor tratamento e possam se curar”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, salientando que a entidade foi parceira da Prefeitura do projeto da unidade avançada, com voto favorável de todos os 19 vereadores.

Anúncio

GRATIDÃO
Em um discurso que emocionou a todos, a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, agradeceu o empenho de toda a Prefeitura de Paranaguá para que tudo desse certo e a unidade fosse entregue à população nesta segunda-feira.

“Tenho muito a agradecer a todas as equipes, da Secretaria de Saúde e de outras pastas, que se empenharam bastante para que hoje possamos entregar essa unidade. Isso representa um marco para nossa saúde e nos orgulhamos muito por essa conquista”, declarou a secretária.

HOMENAGENS
Salas da unidade avançada receberam nomes de parnanguaras que lutaram contra a doença, como Máximo Ramos Campos, Edna Maria Garcia Domingues, Youssef dos Santos e Fátima Emídio da Silva.

HISTÓRICO
O projeto para instalação da unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em Paranaguá começou a ser discutido em 2017. O prefeito Marcelo Roque determinou que todos os esforços fossem concentrados para que o projeto se tornasse realidade, já que, segundo ele, a maioria da população definiu a iniciativa como “um sonho”.

Foram mais de dois anos de bastante trabalho conjunto para que tudo desse certo e a unidade fosse entregue nesta segunda-feira.

O espaço tem capacidade para realizar primeiras avaliações de pacientes, aplicação de quimioterapias, acompanhamentos de rotina, que incluem consultas médicas com especialistas em oncologia, além de pequenos procedimentos e ainda curativos.

Pacientes com casos mais complexos que ainda precisarem se deslocar para Curitiba continuarão com a estrutura da equipe do Departamento de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde, que leva os pacientes em vans e micro-ônibus a Curitiba e municípios da região metropolitana.

Eles recebem toda a atenção necessária e há entrega de kit lanche a eles e seus acompanhantes, iniciativa implementada no ano passado e que é bastante elogiada, já que muitas pessoas viajavam sem condições financeiras de se alimentar.

Anúncio
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.