Notícias
Idosos residentes em asilos começam a ser vacinados em Paranaguá
Serão quatro fases da imunização preconizadas pelo Ministério da Saúde
Com a chegada do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 nesta terça-feira (19), Paranaguá recebeu por meio do Ministério da Saúde e Governo do Estado 1.211 doses. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) elaborou o Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19 em consonância com o Programa Nacional de Imunização.
Neste primeiro momento, serão vacinados, com a dose inicial, 948 profissionais de saúde que atuam em Paranaguá, 159 pessoas que residem e trabalham em instituições de longa permanência (asilos de idosos) e 30 indígenas aldeados.
“Com a chegada das primeiras doses, estamos agendando a vacinação in loco com as três instituições de longa permanência para iniciarmos as aplicações. Também estamos iniciando a logística para vacinar os profissionais de saúde e os indígenas”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde Maristela Cerqueira.
“Todo o esquema vacinal dos públicos preconizados pelo Ministério da Saúde já está pronto e o intuito é vacinar o máximo possível durante todo o ano de 2021, iniciando por aqueles que têm maior risco de agravamento de sintomas, como idosos, pessoas com comorbidades, entre outros públicos”, ressalta a secretária municipal de Saúde Lígia Regina de Campos Cordeiro.
O coordenador da Sala de Situação, Gianfrank Julian Tambosetti, destaca que o município está aberto para receber todos as vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e lembra que o limite de faixa etária pode variar para cada vacina de acordo com as orientações apresentadas em bula.
A princípio, a faixa etária testada apresentada pela maioria das vacinas é de pessoas com idade acima dos 18 anos.
“Serão quatro fases da imunização preconizadas pelo Ministério da Saúde. Com a vacinação ocorrendo gradativamente, a possibilidade de inibir a transmissão do vírus é grande. Isso não significa que as medidas de prevenção devem acabar. O uso de máscara, higienização em especial das mãos e distanciamento social precisam ser mantidos”, detalha Gianfrank Julian Tambosetti.
Fases da vacinação conforme novas doses forem enviadas:
1ª Fase por ordem prioritária: instituições de longa permanência para idosos; hospitais de referência ao atendimento da Covid-19; indígenas; outros hospitais e clínicas; e Forças de Segurança.
2ª Fase por ordem prioritária: idosos com mais de 70 anos com fatores de risco; idosos com 60 a 69 anos com fatores de risco; pessoas com 50 a 59 anos com fatores de risco; pessoas com 40 a 49 anos com fatores de risco, cidadãos com 30 a 39 anos com fatores de risco; moradores com 25 a 29 anos com fatores de risco; pessoas com 20 a 24 anos com fatores de risco; 18 a 20 anos com fatores de risco; e funcionários e população privada de liberdade. (Com agendamento por meio dos agentes comunitários de saúde).
A 3ª Fase corresponde ao grupo preconizado na fase anterior. Na segunda fase é necessário observar que será por ordem prioritária e por idade de forma decrescente: cardiopatas graves; diabéticos, hipertensos, obesos, portadores de doenças neurológicas, portadores de pneumopatias graves, pessoas com deficiências permanentes e severas, portadores de neoplasias, imunossuprimidos e transplantados e população em situação de rua.
(Com prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, exames, prescrições de medicamentos, relatórios médicos emitidos nos últimos 90 dias).
4º Fase: profissionais de limpeza pública (agentes e recicladores); profissionais de segurança pública (por idade); motoristas e cobradores (por idade); professores (por idade), taxistas e motoristas de transporte de aplicativos (por idade).
PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO
O Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 tem o intuito de atingir a cobertura vacinal máxima e garantir que os grupos de alto risco tenham prioridade.
Os objetivos do plano de vacinação da cidade são:
- apresentar o planejamento das ações para o processo de vacinação contra a Covid-19 em Paranaguá;
- apresentar as potenciais vacinas a serem utilizadas no município;
- estabelecer plano de vacinação para os grupos prioritários em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde (MS) e estratégias elaboradas pela Secretaria Municipal de Paranaguá;
- definir os procedimentos logísticos, de aplicação e monitoramento das vacinas aplicadas;
- implantar o processo de farmacovigilância da vacina e insumos utilizados na vacinação contra a COVID-19 em Paranaguá.
Da PMP
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.