Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Notícias

Força Verde prende homem com carne de anta em Antonina

Carne apreendida foi encaminhada à Vigilância Sanitária

Agora Litoral
Policiais militares do Batalhão Ambiental Força Verde (BPAMB/FV) fizeram a apreensão de cerca de cinco quilos de carne de anta, durante uma fiscalização na rodovia PR-340, na cidade de Antonina, na noite deste domingo, 25. Durante a ação, um homem foi preso e irá responder por crime ambiental.

Conforme o relatório policial, por volta das 21 horas, uma equipe do 3.º Pelotão da 1.ª Companhia Ambiental realizou um bloqueio no quilômetro 14 da rodovia, em frente ao posto Cacatu. Durante a atividade, os militares abordaram um motociclista, vindo da localidade de Pedra Chata.

Ao verificarem sua mochila, os policiais constataram que ele transportava carne defumada, tendo forte indicativo de ser carne de animal silvestre. Ao ser indagado a respeito da procedência da carne, o homem acabou admitindo que se tratava de anta, que havia comprado  de um morador da cidade de Paranaguá, mas que vai à localidade de Pedra Chata exclusivamente para caçar.

O motociclista disse ainda que pagou R$ 20,00 pelo quilo da carne.

EXTINÇÃO
A Polícia Ambiental salienta que a anta (tapirus terrestris) é um animal que se encontra no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e, com sua conduta, o suspeito infringiu o artigo 29 da Lei Federal 9.605/98, que trata de matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, sendo a pena aumentada da metade, se o crime é praticado contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção, ainda que somente no local da infração.

A carne foi apreendida e será encaminhada à Vigilância Sanitária da cidade de Antonina para atestar sua procedência e posterior descarte. Com relação à parte administrativa, será encaminhado ofício ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e no que concerne à questão criminal foi confeccionado Termo Circunstanciado de Infração Penal pela comarca de Antonina contra o detido.

Carne estava na mochila do motociclista
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios