Notícias
Guaratuba recebeu 315 mil pessoas no Carnaval
Sesp-PR utilizou drone para a contagem de público; os dados foram divulgados nesta terça-feira
Guaratuba recebeu cerca de 315 mil pessoas no Carnaval. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná e foram divulgados pela prefeitura, nesta terça-feira (13). De acordo com a estimativa, somente na segunda-feira, aproximadamente 125 mil foliões festejaram na Avenida 29 de Abril. Neste ano, a Sesp-PR utilizou tecnologia de drone para a contagem de público.
FESTA
O carnaval de Guaratuba começou na sexta-feira (9), com o Grito de Carnaval no Passeio do Pôr do Sol, ao lado da Praça dos Namorados, com a Escola de Samba Unidos de Guaratuba, Bloco do Sapo e Banda Marvin. No local, nos outros dias de carnaval, ocorreu o esquenta de carnaval com vários artistas.Além do esquenta, a novidade deste ano foi a Praia na Gandaia que no sábado levou a folia da avenida para as areias da Praia Central. O trio elétrico percorreu a Avenida Atlântica até o Morro do Cristo. Quem comandou a festa foi o cantor Dingue, que tem mais de 20 anos de história com Guaratuba e voltou à cidade com repertório pop/rock anos 80 e 90, numa mistura animada com axé e carnaval.Já na avenida, de sábado a segunda-feira, aconteceram os desfiles do Bloco da Família Sapo e da Escola de Samba Unidos de Guaratuba. Após, carregando uma multidão de foliões, 3 trios elétricos fizeram a festa.
Na programação recheada organizada pela Secretaria da Cultura e Turismo, teve também o desfile do concurso de Blocos do Carnaval Guaratuba 2024 que ocorreu no sábado (10). O campeão desse ano foi o Bloco Ôôô de Casa, dos integrantes do Instituto Canto do Caiçara. Em 2º lugar, ficou o Bloco Não é Não, do coletivo feminista Juntas Guaratuba e, em 3º, o Bloco Summer Vibes, de Jairton Jr e amigos.
A disputa entre os três blocos que participaram pela primeira vez do concurso foi acirrada. A diferença do 1º lugar para o 2º foi de apenas 30 pontos.
SEGURANÇA
As forças policiais estaduais atuaram durante os dias de festa na prevenção e atendimento de ocorrências. Junto ao efetivo de policiais, foram contratados mais 665 seguranças pela prefeitura.MATINÊ
A matinê infantil do Carnaval Guaratuba 2024 ocorreu na tarde de domingo (11). Ela foi organizada pelas secretarias da Educação e da Cultura e Turismo. Teve sorteio de brinquedos e de vale escolinha de futebol, teve distribuição de pipoca, água, refrigerante e chocolate para os pequenos foliões.ABADÁ SOLIDÁRIO
Esse ano não teve venda de abadás que foram trocados por uma lata ou pacote de leite em pó. A arrecadação será encaminhada para a Secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social que cuida das políticas públicas voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social no município. A Prefeitura de Guaratuba agradece a todos que participaram da ação.
LIMPEZA
Maquinários, caminhões e equipes da Secretaria de Obras e da empresa Transresíduos, terceirizada que cuida da limpeza pública, entraram de madrugada na avenida e na orla, logo após a festa terminar. Um total de 15,2 toneladas de resíduos foram recolhidas e encaminhadas para a Usina de Reciclagem para triagem. Os resíduos reciclados dos dias de carnaval se transformarão em renda para as famílias associadas da Acamares Pôr do Sol.SAÚDE
O Bloco da Saúde participou do Grito do Carnaval na sexta-feira (9) e também desfilou no sábado (10) levando orientações sobre a importância do uso de preservativos contra IST’s como a Aids, hepatites virais e a gravidez indesejada e também com a Campanha Não é Não. O bloco composto por mais de 150 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde entregou leques e preservativos para os foliões na avenida e no comércio.
Já no Posto Avançado de Saúde montado na esquina da Avenida 29 de Abril com a Rua Guilherme Pequeno, profissionais da saúde atenderam os foliões que se excederam no consumo de álcool, ou que se sentiram mal durante a folia, com atendimento médico, de enfermagem e também com equipe móvel de socorristas.No total foram 48 atendimentos, destes a maioria por embriaguez (19) e por conta do calor (12). 13 atendimentos precisaram de encaminhamento para o Pronto Socorro Municipal.
Da Prefeitura de Guaratuba
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.