Moradores de Guaratuba poderão contribuir com a ação solidária do Instituto Água e Terra (IAT) e ajudar famílias em situação de vulnerabilidade com a doação de alimentos, peças de roupas, sapatos ou cobertores. Ao fazer uma doação, o participante leva para casa uma muda de árvore frutífera nativa.
A ação no município acontece neste sábado (17), das 10h às 16h, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, que fica na Avenida 29 de Abril, 51, no Centro do município.
O IAT é um órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, responsável pela produção de mais de 100 espécies de árvores nativas em 19 viveiros e dois laboratórios de sementes. As mudas são utilizadas com o intuito de garantir a preservação ambiental e o reflorestamento do Paraná.
Na ação solidária de Guaratuba, serão distribuídas mudas de Aroeira, Araçá, Pitanga, Cerejeira, Ipê-Amarelo, Palmito, Guanandi, Cedro Rosa e Pau-jacaré.
Segundo o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, são ações importantes que mostram o papel social do instituto.
“Ao mesmo tempo em que contribuímos para a conscientização da população sobre a importância de plantar uma árvore, ajudamos quem precisa, especialmente neste momento de pandemia”, afirmou.
De acordo com a chefe regional do IAT em Paranaguá, Rosângela Maria Costa Frega, todas as doações serão encaminhadas para a Paróquia da Nossa Senhora do Bom Sucesso, que fará a destinação para as famílias carentes.
“A ação solidária visa principalmente atender famílias que passam necessidades devido à pandemia, mas também é uma forma de promover a educação ambiental, através do plantio de mudas nativas da região do Litoral, contribuindo para a preservação do nosso meio ambiente”, destacou.
PARANAGUÁ – Nos dias 21 e 27, deste mês, a mesma ação ocorre na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em prol das famílias vulneráveis de Paranaguá.