Ligue-se a nós

Notícias

Gripe aviária: Novo caso é confirmado no Litoral

O 8º foco da doença na região foi identificado em Guaratuba

Publicado

no

Um caso de gripe aviária foi identificado no Litoral no último final de semana. O novo foco de Influenza Aviária de alta patogenicidade (IAAP) foi confirmado no sábado (29/7), no balneário Barra do Saí, em Guaratuba, em uma ave silvestre migratória da espécie Trinta-réis-real (Thalasseus maximus).

Com esta notificação o Litoral apresenta, até o momento, oito focos da doença em aves silvestres, nas espécies Trinta-réis-real (Thalasseus maximus), Trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus) e em uma Gaivota-maria-velha (Chroicocephalus maculipennis).

A Adapar atende 100% das notificações de suspeita. Quando verificado um caso provável, é feita a coleta de amostra para diagnóstico laboratorial e outras medidas cabíveis no local. Também é realizada uma investigação em propriedades e localidades no perifoco a fim de realizar vistoria das aves e a condição sanitária das mesmas.

O QUE FAZER

A prevenção e detecção precoce com notificação de suspeita da doença, permitem uma resposta rápida, com investigação a fim de evitar a disseminação. Os produtores comerciais, os responsáveis por estabelecimentos de aves de subsistência (fundos de quintal) e a população em geral, precisam ficar atentos aos sinais que as aves infectadas pelo vírus da gripe aviária apresentam.

Anúncio

Ações como restringir o acesso de aves domésticas ao ambiente externo, de preferência em galinheiros fechados e com acesso de alimento e água somente em ambiente fechado, restringindo o máximo o contato de aves domésticas com as aves silvestres, são algumas medidas que os proprietários de aves domésticas de subsistência (fundo de quintal) podem fazer para evitar a doença nas suas aves.

Pelo risco de contágio, não se deve manipular aves silvestres mortas ou com sinais clínicos da doença. Todas as suspeitas de Influenza Aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Adapar, pessoalmente nas unidades ou por meio da plataforma e-Sisbravet. A notificação possibilita ação rápida dos fiscais de Defesa Agropecuária.

Em Guaratuba a Adapar atende pelo número de telefone e WhatsApp (41) 34721003.

DOENÇA

A Influenza Aviária (IA) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres, podendo afetar mamíferos e até o homem.

Anúncio

A Influenza Aviária de alta patogenicidade é caracterizada principalmente pela alta mortalidade de aves que pode ser acompanhada por sinais clínicos respiratórios, nervosos, e/ou digestórios, tais como dificuldade respiratória, andar cambaleante, torcicolo e diarreia.

O MAPA e a ADAPAR informam que a infecção pelo vírus em aves silvestres não altera o status sanitário do Paraná e do Brasil como livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Também não há risco no consumo de carne e ovos, pois a doença não é transmitida por meio do consumo.

Da Prefeitura de Guaratuba

Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.