Ad image

Governo do Paraná propõe isenção de IPVA para motos de até 170 cilindradas

Por
2 leitura mínima

O Governo do Estado enviará à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que visa isentar os proprietários de motocicletas com até 170 cilindradas do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Segundo a proposta, assinada pelo governador Ratinho Junior, essas motos não precisarão pagar o imposto a partir de janeiro de 2025.

Estima-se que mais de 732 mil veículos serão beneficiados, o que corresponde a aproximadamente 77% da frota tributável de motocicletas no Estado.

Conforme a proposta da administração e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), todas as motocicletas de até 170 cilindradas ficarão isentas do IPVA, independentemente do ano de fabricação. Atualmente, a isenção se aplica apenas a motos com menos de 125 cilindradas que tenham mais de 10 anos.

De acordo com informações da Receita Estadual, a média do imposto cobrado desses proprietários é de R$ 474. O governador ressalta que essa quantia pode fazer diferença para os donos de motos.

“Com o valor que seria destinado ao IPVA, o proprietário de motocicletas até 170 cilindradas poderá comprar um presente para o filho, utilizá-lo no dia a dia ou até mesmo quitar a prestação do financiamento ou consórcio do seu veículo”, afirma. Segundo o chefe de estado, essa decisão também visa valorizar e fortalecer os motoboys e entregadores do Paraná, profissionais que contribuem para a economia do Estado. “Esses trabalhadores geram emprego e renda, ajudando o nosso Estado a crescer”, enfatiza Ratinho Junior.

Com informações da AEN

MARCADO:
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile