Notícias
GCM recupera moto tomada em assalto e encaminha suspeito
Airton Pilotava a moto e foi encaminhado à DP
Na manhã desta terça-feira, 30, a equipe de motociclistas da Divisão de Trânsito da Guarda Civil Municipal recuperou uma motocicleta Honda CB 300, que tinha sido tomada em um assalto no final de 2017. A ação ocorreu na região da Vila Divineia e resultou no encaminhamento de um suspeito à 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá.
Por volta das 9 horas, os agentes se deslocaram até o cruzamento da Avenida Belmiro Sebastião Marques com a Rua Júlio Groth Elias, para fazer a orientação do tráfego de veículos no local, em decorrência da instalação de um novo semáforo.
“Ao chegaremos percebemos que uma motocicleta avançou o sinal vermelho e imediatamente fizemos sinal ao condutor para parar e orientá-lo, mas ele não obedeceu e saiu em alta velocidade”, disse o GCM Luiz Carlos.
Segundo o guarda civil municipal, de imediato foi feito o acompanhamento tático do suspeito, o qual, ao chegar nas imediações do Centro Municipal de Diagnóstico João Paulo II, abandonou a moto na rua e tentou fugir por um terreno baldio.
“Nós fomos atrás do suspeito e conseguimos detê-lo no meio do mato, quando ele tentava pular um muro”, explicou Luiz Carlos.
Na averiguação da motocicleta, foi constatado que se tratava de um veículo tomado de assalto na madrugada do dia 30 de dezembro, próximo ao viaduto da PR-407, na região do Jardim Esperança.
O suspeito, identificado como Airton Lima Cardozo, 28 anos, morador na Vila São Carlos, ao ser abordado alegou que havia comprado a moto acreditando que se tratava de “pisera”, quando o veículo financiado por um “laranja” é revendido para várias pessoas por valor mínimo.
Ao ser verificada a identidade do suspeito, foi constatado que ele já tinha passagens pela polícia em Paranaguá e que havia saído há pouco tempo da cadeia. Levado à delegacia, junto com o veículo, Airton foi autuado pelo crime de receptação e ficou recolhido no setor de carceragem local mais uma vez, por não ter os valores necessários para o pagamento da fiança.
ROUBO
Durante a averiguação da origem da moto, os agentes da GCM verificaram que pertencia a um guarda civil municipal de Matinhos. Ele foi informado sobre o veículo e compareceu à delegacia, mas não reconheceu Airton como um dos autores do assalto.
A vítima informou que o roubo foi praticado por cerca de quatro indivíduos. “Um deles estava em uma moto e me abordou, mostrando uma arma de fogo na cintura, quando eu passava pelo viaduto. Em seguida ainda fui agredido com um golpe de capacete e obrigado a entregar minha moto. Como estava muito escuro, não deu pra ver as características dos assaltantes”, disse o dono do veículo.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.