Notícias
Família cria ONG em homenagem a Isabelly
ELA COMPLETARIA 15 ANOS NO DOMINGO (10)
Se estivesse viva, a youtuber Isabelly Cristine Santos completaria 15 anos no próximo domingo, 10 de junho. Para homenagear a adolescente e manter vivo o legado deixado por ela, a família vai inaugurar na data de aniversário, em Paranaguá, no litoral do estado, uma ONG de proteção aos cães de rua.
Isabelly foi morta após levar um tiro enquanto voltava de uma entrevista que tinha feito para o canal do Youtube, em 14 de fevereiro deste ano, no Carnaval. Na ocasião, os dois suspeitos do crime, os irmãos Cleverson e Éverton Vargas, foram presos. Eles devem passar por uma audiência em Pontal do Paraná no dia 10 de julho.
Quase quatro meses após a morte da jovem, a mãe, Rosania Domingos Santos, ainda convive com muita dor e espera por justiça. Para tentar aliviar o sofrimento, ela conseguiu viabilizar a criação da ONG, com o apoio de parcerias. “A prefeitura ajudou e em um mês nós conseguimos fazer tudo. Por isso, no domingo vamos inaugurar o Instituto Isabelly Cristine, com o objetivo de resgatar os cachorros de rua, os anjos de quatro patas, como ela os chamava. Esse era um dos seus maiores sonhos”, contou Rosania em entrevista à Banda B nesta segunda-feira (4).
De acordo com ela, a filha era uma menina muito alegre, que, além de ajudar os outros, tinha muita vontade de viajar pelo Brasil. “A Isabelly faria 15 anos no dia 10 e a gente já estava planejando a comemoração. Ela sabia que não teríamos condições de fazer uma festa e ela nem fazia questão disso; queria mesmo era conhecer o Rio de Janeiro, o Beto Carrero… Ela já tinha até patrocínio para a viagem de aniversário”, completou.
Sem a filha, o que ficou agora foi a saudade e o sentimento de injustiça. “Vai fazer quatro meses da morte dela, mas para mim é como se fosse o primeiro dia. A dor não passa, o desespero aumenta. Eu ando perdida, não sei o que fazer”, afirmou. “Eu tenho outro filho, o Felipe, de 24 anos, que me dá forças para continuar. Ele e o meu marido. Nós somos uma família cheia de amor, assim como a Isabelly era, uma menina feliz, sem maldade. Eu não me conformo… Emagreci 15 quilos, não durmo à noite nem com calmante, a cena do crime não sai da minha cabeça. Ela morreu nos meus braços e eu não pude fazer nada”.
Diante de tudo isso, o que dá um pouco de conforto para o coração de Rosania é saber que Isabelly está viva em outras pessoas, já que ela foi doadora de órgãos. “Ela salvou vidas que estavam há muito tempo na fila de transplantes… A minha filha está vivendo em alguém, fazendo alguém sorrir. Isso me deixa mais aliviada, saber que ela deixou um legado bonito”.
O CRIME
No dia do crime, Isabelly tinha ido fazer uma entrevista com um MC para o canal no Youtube em Pontal do Paraná. Ela voltava para casa de carro com a mãe e outras duas pessoas quando o ocupante de outro veículo atirou, após uma suposta briga de trânsito.
“Eu não consigo entender isso, uma pessoa sair armada sem condições psicológicas, atirando sem necessidade. Nós nunca fomos uma ameaça para o atirador. Espero que a justiça seja feita, eles não podem ficar impunes, não há nada que justifique o que fizeram. Só agora que eu comecei a ver reportagens em que eles me pedem perdão, mas eu não vou perdoar, não agora. Isso talvez só será possível depois que eles passarem por um júri popular e pegarem pena máxima”, finalizou.
NOTÍCIA RELACIONADA
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.