Ligue-se a nós

Guaraqueçaba

Falta de recursos fecha APAE de Guaraqueçaba

Cerca de 50 crianças especiais ficaram na rua

Publicado

no

Foto: Divulgação

Guaraqueçaba, PR
Agora Litoral

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guaraqueçaba está com suas portas fechadas desde segunda-feira (06). A decisão da Prefeitura de fechar o educandário teria ocorrido por falta de recursos.

Procurada pelo Agora Litoral, a diretora e fundadora da instituição, Giovanna de Fátima Barbosa, lamentou o ocorrido. Ela espera que a situação se resolva o quanto antes para que as crianças atendidas pela instituição não fiquem sem amparo.

Atualmente, cerca de 50 crianças são atendidas pela APAE de Guaraqueçaba. Revoltados, pais e amigos manifestaram-se pelas redes sociais contra a decisão da Prefeitura. Eles prometeram acionar o Ministério Público para solucionar o impasse.

“Mais uma vergonha para o município. Vereadores, tomem providências quanto a esses que não sabem governar. As crianças pedem socorro”, escreveram no facebook.

Já a Prefeitura de Guaraqueçaba alega que o corte nos repasses baseou-se na Lei nº 13.019, de 31 de Julho de 2014, que disciplina as parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.

Segundo a lei, para que a cooperação aconteça, é necessário que sejam obedecidas uma série de normas para a consolidação dos acordos de ajuda.

ANOS DE LUTA

A história da APAE de Guaraqueçaba é marcada por muitas lutas. Foram dez anos para que as crianças especiais do município tivessem uma escola especial.

Em fevereiro de 2014, seis meses antes da sua fundação, o prédio da APAE foi criminosamente incendiado.

Guaraqueçaba

Preso cacique de aldeia indígena por estuprar menor de 12 anos

VÍTIMA ERA SOBRINHA DELE

Publicado

no

Por

Agora Litoral
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu, na última sexta-feira (03), mandado de prisão contra um homem, de 36 anos, suspeito de abusar sexualmente da sobrinha de 12 anos. O homem é cacique de uma aldeia indígena localizada na Ilha de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná.

Conforme apurado, o cacique tinha a guarda da garota e se prevalecia disso para cometer os abusos. A mãe da garota mora em outra aldeia indígena, localizada em Chopinzinho, mas perdeu a guarda da criança devido a problemas com alcoolismo. Diante da situação, o tio ficou responsável por ela.

Em depoimento, a criança relatou que a violência era frequente e acontecia sob ameaça e agressões físicas. Disse ainda que o homem apagava pontas de cigarro no corpo dela e que a tratava como escrava.

Assim que o caso chegou até à PCPR, as diligências iniciaram e a prisão do indivíduo contou com o apoio da Polícia Federal, que planejou a ação para que a integridade física dos índios fosse mantida.

A criança foi acolhida em um lar infantil de Curitiba e já está sendo atendida por psicólogos que irão prepará-la para ser encaminhada a uma nova aldeia.

O homem está preso à disposição da Justiça.

Continuar Lendo

Guaraqueçaba

Polícia Ambiental apreende 3400 laços utilizados na pesca irregular de caranguejos

APREENSÃO FOI NA QUARTA-FEIRA

Publicado

no

Por

Agora Litoral
Na quarta-feira, 9, cerca de 3.400 laços que seriam utilizados na pesca irregular de caranguejos foram apreendidos pelo Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV). A ação dos policiais aconteceu em Guaraqueçaba.

Tudo começou durante um patrulhamento aquático no rio Guaraqueçaba, visando a busca por irregularidades ambientais na área pesqueira. Próximo do local, segundo o batalhão, os policiais encontraram dois sacos dispersos, um pendurado em uma árvore dentro de um manguezal ao lado do rio e o outro no chão.

De acordo com as informações, dentro desses sacos estariam escondidos cerca 3.400 laços, que, supostamente, foram utilizados para a apanha irregular de caranguejos. Os policiais fizeram buscas no manguezal pelo proprietário das armadilhas, mas ele não estava mais no local.

Conforme o batalhão informou, esses materiais são impróprios porque dificultam o controle exigido da pesca, isto é, a separação de caranguejos femininos dos masculinos e o número de capturas permitidas.

Após o fim da ocorrência, os apetrechos foram recolhidos, apreendidos e encaminhados ao posto de Polícia Militar Ambiental da cidade para os procedimentos de praxe. O crime será notificado à delegacia de Polícia Federal de Paranaguá para a análise dos fatos e a tomada de medidas cabíveis.

Continuar Lendo

Guaraqueçaba

Temporal causa estragos em Guaraqueçaba e Paranaguá

MAIS DE 50 PESSOAS FICARAM DESABRIGADAS EM GUARAQUEÇABA

Publicado

no

Por

Agora Litoral
Um temporal causou estragos em Guaraqueçaba e Paranaguá, no litoral do Paraná, no sábado (5). De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, não há registro de feridos.

Em Guaraqueçaba, a chuva ocasionou alagamentos, deslizamento de terra, além de uma barreira caída depois da Reserva Natural Salto Morato. Choveu 261 milímetros, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

prefeitura do município pede doações de colchões, roupas e alimentos não perecíveis para os desabrigados das zonas rurais de Potinga, Tagaçaba e Tagaçaba de Cima. Estima-se que mais de 50 pessoas estejam desabrigadas.

Em Paranaguá, choveu 120 mm, o dobro do previsto, segundo o Simepar. Durante a chuva, várias pessoas tiveram as casas alagadas.

A comunidade de Ipanema está isolada devido a um deslizamento de terra que impede a passagem na estrada. Duas equipes dos bombeiros de Antonina estão mobilizadas para seguir por terra e oferecer apoio.

A Defesa Civil informou que, por volta das 7h30 deste domingo (6), um helicóptero saiu de Paranaguá para dimensionar os estragos e informar se é possível ou não o acesso até as comunidades.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Defesa Civil, estará fazendo o envio dos donativos em auxílio às vítimas.

As doações poderão ser encaminhadas ao ginásio Municipal de esportes “Dr. Joaquim Tramujas”, no centro histórico, em horário comercial, a partir desta segunda-feira (07).

Casas em Guaraqueçaba ficaram completamente alagadas

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.