Notícias
Espaço Acolher é inaugurado na Delegacia Cidadã em Matinhos
Local fará acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de infrações penais
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) inaugurou nesta quinta-feira (15/6), na Delegacia Cidadã da PCPR, em Matinhos, o Espaço Acolher. O local é destinado ao acolhimento humanizado de crianças e adolescentes vítimas de infrações penais, juntamente com os seus acompanhantes.
Projetado no primeiro andar da delegacia com vista para o jardim, o ambiente foi adaptado e pintado com características do litoral paranaense para melhor acolher os infantes. Além disso, duas salas foram adequadas para cartório de violência doméstica, escuta especializada e depoimentos especiais.
De acordo com o delegado da PCPR Thiago Fachel, o espaço foi idealizado por meio de reflexões referentes aos atendimentos especializados em fatos que escondem realidades obscuras e impactantes. “Não podemos deixar de lado a firmeza e preparação física e mental tão necessária no combate ao crime. Porém, revelamos cada vez mais o lado cidadão, humano e acolhedor da Polícia Civil”, afirma Fachel.
As crianças e os adolescentes, independente do difícil momento que enfrentam, poderão encontrar um local acolhedor e minimamente apto a reduzir os danos de um período que pode ser traumatizante.
A artista plástica e responsável pela pintura do espaço, Juliane Zielak, explica que a arte demonstra uma aventura infantil, em que existem animais enormes e monstros, mas no fim um refúgio com belas paisagens. “Fiquei muito emocionada por fazer algo pela comunidade e pelas crianças que precisam de apoio em momentos difíceis. Essa arte é sobre isso, não importa o que elas passem, sempre terão um abrigo e amparo”, complementa.
A inauguração contou com o apoio do Rotary Club Matinhos. A presidente do Rotary, Sônia Evangelista dos Santos, agradeceu pela oportunidade de apoiar o projeto. “A palavra que define esse momento é gratidão. É um espaço extremamente acolhedor, tanto para as crianças quanto para as mães, vítimas dos crimes, onde se sentem tranquilas sabendo que os filhos estão acolhidos”, finaliza.
O evento também teve a participação da primeira-dama e presidente do PROVOPAR Matinhos, Regina Viana, do presidente da Câmara Municipal, vereador Nando (PODE) e do delegado titular de Matinhos, Tiago Fachel.
“Hoje, inauguramos um espaço para anjos. Esse espaço é humanizado para o atendimento a nossas crianças em situação de violência”, afirmou Regina Viana. “Eu parabenizo o doutor Tiago, toda a sua equipe e o Rotary. É um orgulho ter esse espaço em nossa cidade”, completou a primeira-dama.
“Ainda que possa parecer singelo, estamos diante de um marco. Colocar em prática um espaço destinado exclusivamente a acolher crianças em uma delegacia de polícia, que se chama Cidadã, é a materialização da Polícia Civil, que segue firme, mas que é, acima de tudo, humana”, declarou o delegado Tiago Fachel.
“Nós, enquanto agentes públicos, temos visto aqui em Matinhos diversas situações de abuso, de violência doméstica. Quando essas vítimas chegam a uma delegacia, elas já chegam com medo. Por isso, quando encontramos um espaço acolhedor, que vai trazer a segurança e a tranquilidade para essa criança e essa mãe, nós temos que parabenizar”, disse o vereador Nando.
Também estiveram na solenidade as secretárias Enelida Ramos de Lima, da Assistência Social; e Elenice Lorencena, de Defesa Social; e diretores das pastas. Representando o Legislativo, estavam os vereadores Almir Leite (PROS) e Nívea Gurski (PSD). Pela Polícia Militar, estavam a Capitã Canfield e o Cabo Freitas.
Pela Guarda Civil Municipal, estavam os agentes Benassi, Bueno, Diego e Cleide. O ato ainda foi acompanhado pelo presidente da ACIMA, Adriano Menine, além de representantes da sociedade civil.
Espaço Acolher
O chamado Espaço Acolher foi idealizado pela Polícia Civil do Paraná, com o apoio do Rotary Club de Matinhos e dos artistas Juliane Zielak e Fabiano Bordignon. Nele, crianças e adolescentes vítimas de infrações penais poderão ficar enquanto são atendidas. O espaço foi planejado para a estada de crianças, num ambiente diferente do que costuma ser uma delegacia de polícia.
Da PCPR e Prefeitura de Matinhos
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.