Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Notícias

Equipe da UFPR trata de lobo-marinho que apareceu em Pontal do Paraná

MACHO JUVENIL ESTAVA MAGRO

Agora Litoral
Na última semana, o LEC – Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), fez o atendimento de diversas ocorrências de animais marinhos encalhados, em especial de um lobo-marinho-do-sul (Arctocephalus australis) vivo.

Equipe avistou animal durante monitoramento

A equipe avistou o animal durante o monitoramento diário das praias na região de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, e identificou que era um macho juvenil, descansando, mas aparentemente magro.

Macho juvenil estava aparentemente magro

Quando estes animais são observados em descanso na zona de praia, o trabalho dos biólogos é de apenas identificar, monitorar seus comportamentos e marcá-los com a descoloração dos pelos. Entretanto, se o animal está magro ou com aparente debilitação, uma ação de avaliação de saúde é iniciada.

Biólogos realizaram exames no lobo-marinho

Para esta ação o animal é contido em campo e submetido a uma série de exames realizados pela equipe especializada, incluindo médicos veterinários. Além de coleta de amostras de sangue e para análise de potenciais patologias (cinomose, por exemplo), também é realizada a microchipagem e descoloração do pelo para fácil reconhecimento e monitoramento do indivíduo.

Pelagem foi descolorida para identificação posterior

Após os resultados dos exames, quando o animal não está bem, uma sessão de tratamentos é iniciada em campo ou o animal é levado para tratamento no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de saúde da UFPR.

Quando está bem, como foi o caso deste animal registrado, o lobo-marinho é liberado após a contenção e apenas monitorado pelos profissionais por meio de identificação individual.

Animal recebeu tratamento

O LEC está atento caso o animal venha descansar na areia da praia novamente! Caso aviste um lobo/leão-marinho, foca, baleia, golfinho, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada, entre em contato com a equipe através do telefone: 0800 642 3341.

Do LEC

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios