Ligue-se a nós

Notícias

Enfermeira da Prefeitura é a primeira a ser vacinada contra a Covid em Paranaguá

Andrea Gomes de Moura recebeu a primeira dose da Coronavac nesta terça-feira

Publicado

no

A primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Paranaguá foi aplicada, no início da tarde desta terça-feira (19), na Unidade de Saúde Ezequiel Luiz Dias do Nascimento, no Leblon.

Pelas mãos da técnica de enfermagem Vaniza Barboza Zague, que tem 20 anos de carreira, a enfermeira Andrea Gomes de Moura, de 43 anos, recebeu a primeira dose da vacina Coronavac.

“É uma honra ser a primeira a ser vacinada em Paranaguá. Trabalhamos na Epidemiologia e sabemos a importância da vacinação e a expectativa para voltarmos à normalidade, mas, mesmo assim, precisamos ter consciência que não podemos deixar os cuidados de lado – mantendo a higienização das mãos, o uso de máscara e o distanciamento social. A Covid-19 tem deixado marcas tristes, com pessoas adoecendo e até falecendo em decorrência da doença e a vacina é a expectativa de que algo melhor está por vir”, declarou Andrea Gomes de Moura, que é servidora de carreira com mais de 22 anos de profissão e atua na Departamento de Epidemiologia do Município.

O prefeito Marcelo Roque, acompanhado da primeira dama Amanda Roque, enfatizou a importância da data. “Este é um dia que foi muito aguardado. Agradecemos a todos os envolvidos: o Governo Federal, o Governo Estadual que têm se empenhado na luta contra essa doença e aos profissionais de saúde, que sempre estiveram na linha de frente no combate à Covid-19. A enfermeira Andrea representa todos os profissionais que se dedicam todos os dias a salvar vidas. Esperamos que em breve toda a população possa ser imunizada”, destacou o prefeito Marcelo Roque.

Neste primeiro momento, o público preconizado pelo Ministério da Saúde são os profissionais de saúde, idosos que residem em asilos e indígenas aldeados.

“Sabemos que a ansiedade da população é grande, mas este é apenas o primeiro momento de vacinação e continuaremos fazendo tudo que pudermos para proteger os parnanguaras”, ressaltou o Prefeito. Ele lembrou todos os esforços para prevenir a doença com decretos, o trabalho de monitoramento dos casos suspeitos, a abertura do Hospital de Campanha, dispensação de Ivermectina, entre outras ações realizadas desde o início da pandemia, e no decorrer do ano de 2020 continuando os trabalhos em 2021.

“Com essa dedicação que temos no município de Paranaguá, com a austeridade da Secretaria Municipal de Saúde, com um prefeito que sempre se colocou como nosso parceiro no enfrentamento dessa pandemia, temos uma possibilidade de sairmos vitoriosos. Este é o primeiro passo para que possamos vencer essa doença. Não podemos esquecer que a vacina está chegando e chegará a todos os paranaenses ainda este ano, conforme o compromisso do governador e do secretário de Estado da Saúde, mas não podemos esquecer as atitudes de prevenção para que, somadas à vacina, consigamos vencer a Covid-19”, enfatizou o diretor da 1ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu.

“A ansiedade é grande, mas precisamos ter paciência. Este é o primeiro passo para retornar à normalidade, porém, todos nós precisamos continuar nos cuidando. A vacina nos dá esperança de que 2021 será diferente de 2020. Todos, de forma direta ou indireta, fomos afetados pela Covid-19. Essa doença mudou a vida de todos, nos fazendo mudar a forma de ver o mundo e percebermos a falta que faz um abraço. A esperança surge com a vacina e, todos unidos, vamos continuar lutando e trabalhando pela saúde de todos”, frisou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Também foram vacinadas as enfermeiras Suellen Lacerda Comunello Fernandes, que atua na Unidade de Pronto Atendimento, e Cecília Carolina Lopes Ferreira, que trabalha nos atendimentos na Arena Albertina Salmon e na unidade de saúde do Leblon.

Anúncio

Em seguida, a técnica de enfermagem Vaniza Barboza Zague recebeu a dose aplicada pela enfermeira Andrea Gomes de Moura. Além de profissionais de saúde e veículos de imprensa, vereadores também prestigiaram o evento.

HOSPITAL REGIONAL DO LITORAL
Após a solenidade que marcou o início da vacinação, a secretária municipal de Saúde, o prefeito Marcelo Roque e o diretor da 1ª Regional de Saúde seguiram para o Hospital Regional do Litoral para evento que deu início à vacinação também naquele estabelecimento que atende todo o Litoral Paranaense.

No Hospital Regional do Litoral foram vacinados o enfermeiro Felipe Borba, a fisioterapeuta Jane Rodrigues Nogueira, a enfermeira Susan Kelly da Silva e a técnica em enfermagem Eloina Buenos.

Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.