Ad image

Encontro homenageia veteranos da Força Expedicionária Brasileira

Por
2 leitura mínima

Neste domingo (15), aconteceu em Curitiba, o XXXIV Encontro Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Organizado pela Legião Paranaense dos Expedicionários em conjunto com o Museu do Expedicionário e Exército Brasileiro, o encontro teve como propósito homenagear os veteranos da FEB e promover momentos de confraternização entre admiradores, familiares e demais militares.

O evento, realizado no Museu do Expedicionário, contou com a participação da Polícia Militar do Paraná, por meio da Câmara Técnica de Cultura e História da instituição, do Museu Histórico da PMPR e cadetes do 2º CFO, 3º CFO PM/BM e soldados 2ª classe da 1ª EsFAEP.

Na oportunidade, foi organizada uma exposição que destacou o envolvimento dos policiais militares no conflito. Além disso, a exibição contou com a contribuição do Capitão EB Veterano Lino Júnior, o qual idealizou o projeto “Contação de Estórias/Histórias sobre a participação dos Policiais Militares durante a 2ª Guerra Mundial”.

A mostra ressaltou a bravura dos combatentes que, vindos da PMPR, se voluntariaram para lutar ao lado das tropas aliadas em solo europeu. Durante a 2ª Guerra Mundial, quatro policiais militares paranaenses deixaram as fileiras da Corporação para integrar a FEB e combater na Europa. Com o término do conflito, 54 ex-combatentes ingressaram na Polícia Militar do Paraná.

“O objetivo principal deste encontro é despertar nas novas gerações esse sentimento da importância de preservar a história da Corporação. Por isso, estão presentes aqui, além de nós integrantes da Câmara Técnica, os alunos dos cursos de formação de oficiais e praças da PMPR”, destacou o major João Carlos Toledo Junior.

Na ocasião, os policiais militares tiveram a oportunidade de conhecer o tenente Oudinot Willadino, de 99 anos, ex-combatente que atuou na linha de frente na tomada de Monte Castelo.

Participaram do evento o capitão Rodrigo de Brito Mariano e o subtenente veterano Izaquiel Leal Miranda, curador e integrante, respectivamente, do Museu Histórico da PMPR; e demais oficiais e praças.

Da PMPR

MARCADO:
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile