Ligue-se a nós

Notícias

Empresa Portos do Paraná divulga regulamento para concurso de desenho

Para alunos do 5º ano de Paranaguá e Antonina

Publicado

no

Foto: Cláudio Neves

Já está no site da empresa pública Portos do Paraná o regulamento do concurso de desenho, acompanhado de uma frase, do Projeto Porto Escola, do 2º semestre de 2019. Participam alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 21 escolas de Paranaguá e 10 de Antonina.

A iniciativa é uma promoção da Portos do Paraná em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, e da Prefeitura de Antonina, via Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

O objetivo da ação é ensinar, de forma lúdica, a importância da atividade portuária para as economias local e nacional. Segundo a bióloga Jaqueline Dittrich, da Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, o concurso é a segunda etapa do Projeto Porto Escola.

“Aliando o desenho à frase conseguimos analisar o envolvimento e o aproveitamento dos alunos diante das atividades desenvolvidas, assim como das informações apresentadas e da aplicação de materiais audiovisuais na palestra, além de avaliar o aproveitamento dos alunos na visitação à área de cais dos portos”, explicou Jaqueline.
CONCURSO
O desenho com frase deve ser inédito e elaborado pelos alunos, em papel A4, em uma única via. No verso devem constar a frase, o nome da instituição de ensino, nome do aluno e do professor.

Os desenhos devem ter sido criados em sala de aula, sob a supervisão dos professores que acompanharam as atividades no porto. As técnicas de criação e arte são livres. Os desenhos devem individuais e coloridos com lápis de cor ou canetas hidrográficas.

Os trabalhos serão julgados por uma comissão avaliadora composta de servidores representantes da empresa Portos do Paraná (Diretoria Ambiental e Comunicação), da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Antonina. Os critérios avaliados serão criatividade, originalidade e temática.

ENTREGA
Em Paranaguá, cabe a cada instituição de ensino participante reunir e entregar todos os trabalhos até às 17 horas do dia 25 de novembro, na secretaria municipal, em envelope lacrado. No dia seguinte, os mesmos serão repassados à Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná para análise e seleção de 12 trabalhos.

Em Antonina, os desenhos devem ser entregues até 14 de novembro, na secretaria municipal, também em envelope lacrado. O material será encaminhado à sede da Portos do Paraná, no edifício Barão de Teffé, em Antonina, no dia 20 de novembro, para análise e seleção de cinco trabalhos.

RESULTADO
O resultado será divulgado em 2 de dezembro no site da Portos do Paraná. No dia 6, no auditório Emir Roth, no Palácio Taguaré, sede da administração dos portos, haverá uma solenidade de premiação dos alunos vencedores.

Os 12 primeiros colocados de Paranaguá e os cinco de Antonina serão premiados com passeio de barco proporcionado pela praticagem, pela Baía de Paranaguá. O passeio será acompanhado das professoras. É necessário autorização expressa assinada pelos pais ou responsáveis e por um representante da secretaria municipal.

Da AEN
Anúncio

Notícias

Câmara de Paranaguá tem novo vereador

Jacaré foi empossado nesta segunda-feira (18)

Publicado

no

Por

Valdecir de Almeida Lenis, o Jacaré

Foi empossado na tarde desta segunda-feira, 18, na Câmara Municipal de Paranaguá, o primeiro suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) Valdecir de Almeida Lenis, o popular Jacaré.

O novo edil ocupará a vaga do vereador Ratinho (PSB), o qual se licenciou por 60 dias para a realização de um tratamento de saúde.

Em seu primeiro discurso, logo após assumir a vaga de vereador, Jacaré afirmou que buscará apresentar projetos na área do esporte.

A sessão de posse, ocorrida na sala da presidência da Casa de Leis, foi prestigiada por diversos vereadores.

Na eleição de 2016, Jacaré fez 711 votos.

Da CMP
Continuar Lendo

Notícias

Encontrados corpos dos primos que se afogaram sexta-feira em Guaratuba

Um pela manhã; o outro, na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

Foto da família antes da tragédia em Guaratuba

O Corpo de Bombeiros localizou, na tarde desta segunda-feira (18), o corpo do menino de sete anos que desapareceu no mar em Guaratuba, no Litoral do Paraná, na última sexta-feira (15), enquanto se banhava com a família na Praia de Caieiras.

A mãe do garoto, Raquel de Godoy, disse, em entrevista à Banda B, que precisa ter forças para seguir em frente.

“Acabaram de encontrar o corpo dele. Meu marido me confirmou. O corpinho já foi reconhecido. Não consigo explicar, mas Deus quis assim. Agora é ter força, porque tenho uma menina de cinco anos que precisa de mim”, disse a mãe do garoto, chorando muito e confirmando que o corpo do sobrinho, de 16, também acabou localizado na manhã de hoje.

O AFOGAMENTO
A família, moradora na Vila Liberdade, em Colombo, foi ao Litoral para passar o feriado, quando Raquel percebeu que o marido, o filho pequeno e dois sobrinhos, de 16 e 13 anos, estavam se afogando. Ela pediu então ajuda ao policial militar Pedro Leone Barão, soldado lotado no 22.º Batalhão da Polícia Militar, que estava de folga. Ele e outro policial pularam na água para tentar ajudar.

“A esposa nos sinalizou que percebeu a família se afogando. De pronto, entramos na água e resgatamos o Edson, marido dela, e a sobrinha. Infelizmente, a corrente levou cada um para um lado e foi difícil o resgate. Fui diretamente na adolescente, que estava de bruços, enquanto meu amigo policial tentou pegar o outro rapaz, mas ele já tinha engolido muita água e estava pesado, não sendo possível”, descreveu o PM.

O soldado disse que o sentimento por salvar duas vidas é de gratidão. “Na hora, não pensamos duas vezes. Ao mesmo tempo, fica a tristeza por não conseguir salvar a todos. Foi uma cena triste e chocante”, concluiu.

RESGATADOS
O marido de Raquel, que foi resgatado do mar, está bem e de alta hospitalar. A adolescente, de 13 anos, retirada já inconsciente do mar, permanece internada e se recupera bem.

Na foto a família antes de entrar no mar: Raquel (à esquerda), a sobrinha, que sobreviveu, o adolescente que não resistiu (ao centro), o menino que também morreu e o marido de Raquel, Edson (à direita), que foi resgatado.

Com informações da Banda B
Continuar Lendo

Notícias

Nova ação de combate à dengue será realizada em bairros de Paranaguá

Trabalho iniciará pela Ilha dos Valadares

Publicado

no

Por

Foto: Arquivo

Durante todo o ano, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizam ações para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, inseto transmissor da dengue, febre amarela e outras doenças. Os agentes de endemias realizam ações diariamente em residências e empresas levando conscientização, fiscalização e remoção de criadouros aos bairros da cidade, contudo, com a chegada dos dias mais quentes e chuvosos, o cuidado precisa ser redobrado.

Pensando nisso, ações envolvendo a Saúde em conjunto com as demais secretarias municipais como Meio Ambiente, Educação e Obras, serão realizadas nos bairros de Paranaguá. Nesta terça-feira (19), as equipes estarão na Ilha dos Valadares para identificação e remoção de criadouros do mosquito em toda a região.

“A Prefeitura de Paranaguá tem trabalhado durante todo o ano para exterminar criadouros, porém é importante enfatizar que a população também deve intensificar os cuidados, não deixando água parada em suas residências e empresas, permitindo também a entrada dos agentes de endemias quando solicitado, pois os profissionais poderão fornecer informações importantes para combater a proliferação do mosquito. Evitar a dengue é uma responsabilidade de todos e é fundamental a limpeza dos quintais e residências, verificar e eliminar água parada, entre outras iniciativas”, alerta a secretária municipal de Saúde, Lígia Campos.

A concentração das equipes ocorrerá às 8h30, na Praça Ciro Abalem, na Ilha dos Valadares, nesta terça-feira (19).

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.