Notícias
Dia D de Vacinação acontece neste sábado no Paraná
Sesa estima a aplicação de 800 mil vacinas durante a ação, nas 22 Regionais de Saúde
O Dia D Vacinação acontece neste sábado (15/4). No Paraná, a Secretaria Estadual da Saúde informa que já está tudo preparado para o evento. Serão cerca de 5 mil profissionais de saúde, entre servidores estaduais e municipais, que estarão a postos, das 8h às 17h, nas mais de 1,3 mil salas de vacinas distribuídas nos 399 municípios. A Sesa estima a aplicação de 800 mil vacinas durante a ação, nas 22 Regionais de Saúde.
As doses, destinadas a todas as faixas etárias, são para a proteção e prevenção de diversas doenças. Os objetivos da mobilização estadual, a primeira deste ano e a única a acontecer em todo o país, é atualizar o cartão de vacinas da população, além de manter as estratégias de imunização de rotina e das campanhas nacionais, buscando melhorar a cobertura vacinal.
Dados da Sesa mostram que, nos últimos anos, as coberturas de todas as vacinas estão bem abaixo de 95%, meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).
“A vacinação é uma prioridade no Governo do Paraná e nossas equipes não medem esforços para vacinar e cuidar de cada um dos paranaenses. A vacina é um gesto de amor. Esse dia é pensado na saúde da coletividade”, disse o secretário César Neves.
ORIENTAÇÃO
As 19 vacinas de rotina disponíveis, além das contra a Influenza e a Covid-19, podem ser aplicadas simultaneamente, caso haja necessidade. Para a atualização dos esquemas vacinais a orientação é que as pessoas levem o cartão de vacina para o registro da aplicação.
Para a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, o momento é de união e o comparecimento de todos aqueles que precisam atualizar as vacinas é fundamental para a proteção da população. “Para o alcance de nossa meta, precisamos do apoio de todos, profissionais e gestores da saúde, outros órgãos e, principalmente, das lideranças da sociedade civil organizada”.
PARCERIAS
O Dia D de vacinação conta com o apoio de várias entidades e órgãos federais, estaduais e municipais, como o Ministério da Saúde, Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, Associação das Associações e Consórcios Municipais de Saúde, Associação dos Municípios do Paraná, Associação Comercial do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-Pr), Apaes, escolas municipais e creches, entidades religiosas, Grupo Cinco “S”, Fecomércio, Fiep, cooperativas, conselhos profissionais e entidades de classe.
Dia D no Litoral
PARANAGUÁ
A Prefeitura de Paranaguá informa que são disponibilizados cinco pontos para vacinas de rotina, contra gripe e Covid-19, das 9h às 17h:
– Terminal Urbano, no Centro,
– UBS de Alexandra,
– Subprefeitura no Nilson Neves,
– UBS Emir Roth, na Ilha dos Valadares,
– Ilha do Mel, em Encantadas.
“Esperamos que os pais e responsáveis aproveitem essa oportunidade para atualizar o calendário vacinal dos seus filhos. Aquelas pessoas que fazem parte do grupo alvo também podem aproveitar para se imunizar contra a gripe, além é claro, de completar o esquema vacinal contra a Covid-19”, enfatiza a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.
Mesmo com a adoção de bons hábitos de higiene e a erradicação de doenças graves, a imunização continua sendo necessária. Quando a cobertura vacinal cai, aumenta a chance de doenças raras, como a poliomielite, o sarampo e a coqueluche, se tornarem novamente uma ameaça à saúde das pessoas.
No Brasil, o calendário vacinal é definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e prevê a aplicação de doses desde o nascimento até o final da vida. As vacinas são comprovadamente seguras e a melhor estratégia para se proteger e proteger ao próximo, alerta o Município.
ANTONINA
A Secretaria Municipal de Saúde de Antonina informa que todas as Unidades Básicas estão prontas para atender a população com vacinas contra gripe e covid-19 e Multidoses. A vacinação ocorre em:
– UBS Central,
– Barigui,
– Ponta da Pita,
– Rio do Nunes,
– Cachoeira,
– Bairro Alto,
– Associação do Portinho.
Jogos e Brincadeiras
Aproveitando o dia, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte promove jogos e brincadeiras no centro da cidade.
O evento será realizado na Praça Coronel Macedo das 13h às 17h, a diversão é para todas as crianças com o intuito de mobilizar a comunidade a se vacinar.
MORRETES
A Secretaria Municipal de Saúde de Morretes divulga que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para Vacinação em geral (de rotina, Influenza e Covid-19). Também será realizado o procedimento de pesagem para os beneficiários do Bolsa Família.
Horários:
– Núcleo Integrado de Saúde (NIS), no Centro – das 8h às 17h;
– UBS’s – das 9h às 16h.
PONTAL DO PARANÁ
Em Pontal do Paraná a ação acontece das 8h30 às 16h em todas as UBS, com vacinas de rotina, Covid-19 e Influenza disponíveis para a população. Haverá também pesagens para o Bolsa Família.
MATINHOS
Em todas as Unidades Básicas de Saúde de Matinhos, serão disponibilizadas as vacinas para Covid-19, Bivalente, Influenza e as demais vacinas do calendário nacional de vacinação. As doses serão aplicadas das 8h às 17h.
GUARATUBA
A Prefeitura de Guaratuba informa que todas as Unidades Básicas de Saúde farão atualização da carteira vacinal de crianças e adolescentes, de zero a 15 anos, além das imunizações contra Covid-19 (doses monovalente e bivalente) e gripe, das 8h às 17h.
A equipe da Atenção Primária em Saúde verificará as vacinas do calendário de imunização em atraso. Na ocasião também será realizada a atualização do cadastro do Bolsa Família, com pesagem de crianças, adolescentes, mulheres e gestantes referente à 1ª vigência de 2023.
Da Sesa e Prefeituras
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.