Agora Litoral
O sábado, 03, foi cheio de emoções no Santuário do Rocio. Com calor e sol intenso os organizadores, comerciantes e trabalhadores da festa, faziam os últimos preparativos para a abertura. Repentinamente, no meio da tarde, uma ventania seguida de chuva estragou barracas, rasgou cartazes, espalhou mercadorias, encheu de folhas e assustou os presentes. Passado o temporal, verificou-se, com alívio, que foram danos materiais e foi mantida a programação da noite.
Na missa de abertura, transmitida ao vivo pelas redes sociais, foi feita a tradicional “Troca do Manto” e abençoadas as equipes de trabalho da festa. Depois os jovens cantaram e vivenciaram momentos de oração e partilha na Igreja. No final da noite, os cantores Andréia Sales e Márcio Cruz, da TV Evangelizar, fizeram a gravação do programa “Farol”.
No domingo, os constantes períodos de chuva também preocuparam os organizadores. Mesmo com uma menor participação, foi possível realizar a 5ª Cavalgada da Fé e a 7ª Procissão Ciclística, eventos alegres e de belas imagens.
Causa surpresa aos visitantes o número de fiéis que participam das novenas, principalmente no horário das 6 da manhã. Na cidade de Paranaguá, há décadas, a fé e a tradição levam centenas de moradores, principalmente de trabalhadores portuários e comerciários, amanhecerem no Santuário para pedir e agradecer graças para Nossa Senhora do Rocio.
Padre Joaquim Parron, reitor do Santuário, diz que uma das alegrias dos Missionários Redentoristas é promover esses eventos abertos à participação de todos. “Ricos e pobres, empreendedores e trabalhadores, pessoas de todos os lugares, crenças, opiniões e culturas são muito bem vindos a esta Festa, que tem como intenção reunir o povo neste lugar abençoado com ‘A alegria do Evangelho que enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus’ nas palavras do Papa Francisco.“