
Agora Litoral com Gazeta do Povo
O Conselho de Desenvolvimento do Litoral (Colit) aprovou, sob protestos de organizações ambientalistas, a autorização de licença prévia para o projeto para uma rodovia paralela à PR-412, a construção de um canal de drenagem, uma linha de transmissão de energia elétrica e um ramal ferroviário.
Na reunião, ocorrida no Iate Clube de Pontal do Sul, havia duas correntes de pessoas: de um lado os ambientalistas e de outro os apoiadores da nova estrada, inclusive vestidos com camisetas com o slogan Estrada Já, patrocinadas pela Associação Comercial de Pontal da Paraná (Aciapar).
De início, o presidente do Colit declarou que, em função do pedido de vista encaminhado pelas entidades ambientalistas, a discussão sobre o licenciamento ficava adiada para uma nova reunião, em fevereiro de 2018. Contudo, ao final da reunião, houve uma reviravolta.
Alegando que as dúvidas que motivaram o pedido de vista já tinham sido esclarecidas e que se tratava apenas de uma medida protelatória, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) propôs que a concessão do prazo maior para a análise do projeto deveria ser revista e colocada em votação.
Sob os protestos dos ambientalistas, que questionaram a atitude que consideraram autoritária, a autorização de licença prévia para a obra foi votada pelo Colit e aprovada por 22 votos a 5. Também a dragagem do porto Ponta do Félix, em Antonina, que também havia sido retirada de votação foi recolocada em pauta e autorizada pelos integrantes do conselho.
Entre os argumentos apresentados pelo governo estadual para fazer a Faixa de Infraestrutura estão os congestionamentos durante a temporada, com filas e acidentes, na área urbana de Pontal, e a intenção de garantir condições para a implantação de um complexo portuário na cidade. Já os ambientalistas alegam que 500 hectares de Floresta Atlântica, em uma área de mata fechada, serão derrubados e que um porto, sem planejamento adequado, tende a piorar a qualidade de vida da população local.