Notícias
CNT destaca crescimento da Portos do Paraná
Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte analisou o Porto de Paranaguá e apresentou um panorama atual sobre o comércio exterior e produtividade nacionais
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançou o 3º volume da série Terminais de Carga do Brasil – Gateways Portuários e destacou na publicação o crescimento da Portos do Paraná. O Porto de Paranaguá foi um dos 12 ativos portuários analisados, que representam cerca de 64% da movimentação total de longo curso no Brasil nos últimos dois anos.
O documento de 231 páginas apresenta um mapeamento completo de todas as áreas da cadeia produtiva do setor, com destaque para os chamados gateways, que são as instalações portuárias que operam cargas de longo curso.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, um dos destaques do material são os arrendamentos, considerando que a empresa pública que gerencia os portos de Paranaguá e Antonina, ligada ao Governo do Estado do Paraná, é pioneira no Brasil em procedimentos licitatórios. Desde 2019, a Portos do Paraná é detentora da Delegação de Competências da União e já realizou os leilões dos arrendamentos PAR 01, 09, 12, 32 e 50. “Atualizando os dados divulgados e somando todos os leilões já aprovados para execução, são estimados R$ 2,1 bilhões em investimentos para o Litoral paranaense”, destacou Garcia.
O documento também divulga a movimentação de cargas realizada entre 2013 e 2022, que aparece maior nos últimos três anos. De acordo com o documento, “a elevada movimentação do Porto de Paranaguá nos anos recentes foi muito impulsionada pela alta produção de soja no país, mas principalmente pelos recordes de produção do estado paranaense, que é responsável por cerca de 15% da safra nacional”.
Dados deste ano revelam que os portos paranaenses seguem crescendo em produtividade. Em dezembro de 2023, a Portos do Paraná alcançou a marca de 60 milhões de toneladas movimentadas, número histórico para a empresa pública.
“Além da procura do mercado, a inteligência logística – com ajustes operacionais, adequações em tempo de manobras de caminhões e trens – fez com que alcançássemos 10 milhões de toneladas a mais de carregamentos e descarregamentos em comparação ao patamar de quando assumimos a gestão, em 2019”, explicou o diretor-presidente.
As considerações finais do documento reúnem um panorama do setor portuário brasileiro, entre eles o perfil das cargas movimentadas pelos terminais, que revelou que “os portos organizados possuem uma maior variedade de produtos, enquanto os terminais privados tendem a ser mais especializados”.
No caso da Portos do Paraná, as cargas de soja e contêineres são líderes em movimentação. “Buscamos atender ao maior número possível de cargas e operações com excelência e variedade de serviços. Para isto, investimos em gestão e hoje somos destaque nacional: vencemos por quatro vezes consecutivas o prêmio de melhor gestão portuária do Brasil”, destacou Garcia.
Sobre a série “Terminais de Carga do Brasil”
Elaborado pela CNT, o primeiro volume abordou os aspectos gerais sobre os terminais de cargas. Já o Volume II teve como foco os gateways aeroportuários nacionais. O volume III analisou os principais gateways portuários brasileiros.
Os volumes fornecem dados e análises técnicas para auxiliar a tomada de decisão de gestores públicos e agentes privados, além do adequado direcionamento de recursos. A seguir, os links de cada volume:
Volume 1: AQUI.
Volume 2: AQUI.
Volume 3: AQUI.
Da Portos do Paraná
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.