Ligue-se a nós

Notícias

Casos oficiais de Covid-19 representam 8% de número real, diz estudo

Índices verdadeiros seriam até 12x superiores aos divulgados pelo Ministério da Saúde.

Publicado

no

Os registros oficiais de covid-19 no Brasil representam apenas 8% do número real de casos, de acordo com projeção do NOIS (Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio), divulgados na segunda-feira (13). Os índices verdadeiros seriam até 12 vezes superiores aos divulgados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a nota técnica, “o elevado grau de subnotificação pode sugerir uma falsa ideia de controle da doença e, consequentemente, levar ao declínio da implementação de ações de contenção, como o isolamento horizontal”.

O objetivo dos pesquisadores é, justamente, alertar para a importância da testagem em massa e do fornecimento de dados mais consistentes.

“O principal problema da subnotificação é que as pessoas que possuem o vírus, mas não foram testadas, podem eventualmente ter um relaxamento maior no isolamento social”, afirmou o pesquisador do NOIS Marcelo Prado, engenheiro da Biz Capital.

“À medida que a subnotificação aumenta, um número maior de pessoas pode relaxar na questão do isolamento social e, com isso, aumentar as taxas de contágio da doença”, complementou.

Além disso, o engenheiro explica que o conhecimento da real dimensão da epidemia é fundamental para as autoridades de saúde dimensionarem os equipamentos necessários (como leitos de UTI, ventiladores, entre outros) e implementarem políticas de isolamento mais eficientes, centradas nos locais de maior prevalência da epidemia.

COVID-19 BRASIL

25.758 CASOS CONFIRMADOS – 14.026 RECUPERADOS – 1.557 MORTES (dados referentes a 14 de abril 2020).

Clique para comentar

Deixe seu comentário!

Notícias

Polícia Ambiental deflagra operação contra queimadas em Guaratuba

Foi realizado fiscalização nos bairros Coroados, balneário Eliane, Carvoeiro e Piçarras

Publicado

no

Por

Na noite de domingo, 22, policiais militares do 2º Pelotão da 1ª Companhia Ambiental deram prosseguimento a uma operação para prevenir condutas criminosas ambientais e a prática de queimadas na cidade de Guaratuba. Durante a ação, os policiais realizaram fiscalização nos bairros Coroados, balneário Eliane, Carvoeiro e Piçarras.

O objetivo principal foi localizar possíveis focos de queimadas criminosas, os quais, com o tempo mais seco nesta época, aumentam a possibilidade de incêndios, destruindo nascentes e provocando desmatamentos e a morte de animais silvestres.

Na fiscalização não foi encontrada nenhuma situação de fogo em vegetação, mas, em alguns pontos, os militares localizaram pequenas fogueiras no meio da rua, sem que os responsáveis fossem identificados.

A equipe policial apagou as fogueiras com a ajuda de populares, os quais foram orientados e advertidos que é crime atear fogo a céu aberto, sem autorização das autoridades competentes, podendo a pessoa ser responsabilizada na esfera criminal (com detenção de seis meses a reclusão de quatro anos, conforme o potencial de poluição).O autor também será responsabilizado na esfera administrativa, com multa inicial de R$ 5 mil.

A ação teve início na noite de sexta-feira, 20, quando os policiais do 2º Pelotão da 1ª Companhia Ambiental estiveram na mesma região, orientando os moradores sobre os perigos das queimadas.

Continuar Lendo

Notícias

Uso de máscara permanece obrigatório em ambientes de atendimento à saúde

Apesar da redução no número de casos, medida de prevenção precisa ser mantida

Publicado

no

Por

Mesmo com a redução no número de casos e óbitos por Covid-19, a pandemia ainda não acabou e as medidas de prevenção devem ser mantidas. Continuam em vigor decretos Estaduais e Municipais que mantém a obrigatoriedade do uso de máscara em locais de atendimento à saúde e transporte coletivo.

Subprefeitura fica localizada no Nilson Neves

Pontos de vacinação
Em Paranaguá, desde esta segunda-feira (23/05), a aplicação de vacinas contra a Covid-19 está ocorrendo em dois pontos fixos: no Terminal Urbano, no Centro da cidade, e na Subprefeitura, no Nilson Neves, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

“É importante lembrar à população que busca as unidades de saúde e os dois pontos de vacinação contra a Covid-19, usem máscara para esse atendimento”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Da Prefeitura de Paranaguá
Continuar Lendo

Notícias

Caminhoneiro que morreu prensado nas ferragens era morador de Matinhos

Acidente foi na tarde de sábado, na pista sentido Litoral

Publicado

no

Por

Uma tragédia ocorrida na tarde de sábado (21/05) na BR-277, acabou com Eder Maier, de 40 anos, preso nas ferragens, vindo a óbito no local. O caminhão bitrem em que ele estava tombou na lateral da rodovia, no km 51, na pista sentido Litoral. Eder era morador no balneário Costa Azul, em Matinhos.O ACIDENTE – Segundo motoristas que passavam na hora do acidente, Eder teria dito antes de morrer que não sabia direito o que teria ocorrido, apenas que perdeu o controle do veículo.O trabalho de resgate contou com o apoio da equipe do Corpo de Bombeiros, que usou um guindaste para retirar o corpo de Eder da cabine que ficou completamente destruída.

Amigos e familiares lamentaram a morte do caminhoneiro nas redes sociais.Ele era natural de Ponta Grossa, onde foi sepultado.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.