O Ministério da Saúde divulgou ontem (5) que subiu para oito o número de casos confirmados de infecção pelo coronavírus no Brasil.
Entre os novos registros estão dois casos de transmissão local, ambos em São Paulo. Esses são os primeiros ocorridos dentro do país, em pacientes sem histórico de viagens.
A irmã e uma sobrinha do homem de 61 anos, que viajou à Itália, primeiro doente confirmado no país, também contraíram a doença.
Entre as confirmações, seis são em São Paulo, um no Rio e um no Espírito Santo. Um outro, registrado no Distrito Federal, deu positivo para o vírus em um exame da rede privada e aguarda contraprova.
Também subiu para 636 o número de possíveis casos ainda em investigação. Outros 378 já foram descartados após exames.
Diante do risco de sobrecarga em hospitais, o Ministério da Saúde já prepara um pacote de medidas para equipar unidades básicas de saúde contra a doença, como ampliar o número de postos de saúde à noite e lançar um novo edital para o programa Mais Médicos.
Paraná tem novos casos suspeitos
A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) atualizou o boletim do coronavírus na quinta-feira (5). Um suspeito foi descartado e outros oito foram incluídos na lista. Ao todo o estado tem agora 20 suspeitos e nove descartados.
A suspeita descartada é uma mulher de 25 anos de Curitiba que esteve na Alemanha e França. A paciente foi diagnosticada com Influenza A.
Os novos casos estão localizados em Curitiba (5) e Londrina (3). Trata-se de quatro homens e quatro mulheres que estiveram nos Estados Unidos, Itália e Espanha.
Três suspeitos que notificaram os sintomas em Curitiba não residem no Estado – dois deles são de Santa Catarina (uma mulher de 35 anos e um homem de 36 anos) e um mora nos Estados Unidos (homem de 42 anos).