Agora Litoral
O Botão do Pânico, dispositivo eletrônico de segurança preventiva que possui GPS e também gravação de áudio, voltou a ser discutido em Paranaguá, no Litoral do Paraná.
Na sessão ordinária desta segunda-feira (29), a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, requerimento do vereador Jozias de Negui solicitando ao prefeito Marcelo Roque informações sobre o dispositivo de segurança preventiva, que serve para proteger as mulheres vítimas de violência em caso dos agressores descumprirem a medida protetiva.
Ao defender a aprovação do requerimento, o vereador lembrou que Paranaguá está entre as 15 cidades que foram selecionadas no Paraná, em 2017, para receber os recursos do Governo do estado para implantação do Botão do Pânico, mas até o momento não se tem nenhuma informação sobre o andamento do programa na cidade.
Jozias salientou que a cidade já conta com uma lei de sua autoria (Lei Municipal 3.588/2016, que “Cria o Projeto Vida no combate à violência contra mulher”) a qual cita em seu art. 2º, inciso II que todas as mulheres com medida protetiva terão direito a um equipamento que deverá ser acionado assim que se sentirem ameaçadas.
“Se já estivesse em funcionamento esse programa na cidade, poderia ter evitado alguns casos de violência contra a mulher que, infelizmente, estão assolando a nossa cidade”, disse o vereador.
Satisfeito com a aprovação do requerimento por unanimidade, Jozias da Negui aguarda, agora, que o Prefeito busque junto ao governo do estado os recursos para implantar rapidamente esse importante programa na cidade.