Um bebê que havia se afogado com o leite materno foi salva por policiais da ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel) da 2ª Companhia do 9º Batalhão no início da madrugada de terça-feira (11), em Matinhos, no Litoral do Paraná.
Os policiais realizavam patrulhamento ostensivo pela Rua Lapa, no bairro Tabuleiro, com o objetivo de localizar os autores de um furto ocorrido horas antes, quando foram contatados, via celular, pelo pai da menina, que havia se afogado enquanto era amamentada e estava com dificuldades para respirar.
Durante o deslocamento para o endereço, por telefone, os militares foram instruindo os pais quanto à realização de manobras de primeiros socorros para a desobstrução das vias aéreas da criança.
Chegando ao local, o soldado Glaubmir, policial militar com mais de uma década de experiência e vários salvamentos semelhantes no currículo, rapidamente pegou a criança no colo e iniciou uma das práticas de primeiros socorros usadas em casos de emergência por asfixia, a “Manobra de Heimlich”.
Nesta técnica, a criança foi colocada de bruços sobre o braço do militar, onde ele fez algumas compressões para que a bebê expelisse o leite que dificultava a sua respiração.