Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Notícias

Tradicional Banho a Fantasia acontece neste domingo em Paranaguá

FESTA ESTE ANO TERÁ AÇÃO INÉDITA DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA

Agora Litoral
O tradicional Banho de Mar a Fantasia, que acontece neste domingo (24), é realizado pela Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com apoio da pasta de Saúde. Duas ambulâncias (uma delas do plantão) com equipe de enfermagem ficarão disponíveis a partir das 11 da manhã, para dar o suporte necessário e fazer o atendimento e encaminhamento dos foliões que tiverem algum problema de saúde.

“Daremos todo o apoio necessário para este importante evento, que marca o início do Carnaval em Paranaguá”, declarou a secretária Lígia Regina de Campos Cordeiro. Os preparativos para que a população seja atendida também durante o Carnaval já estão sendo realizados.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde terá uma tenda na estrutura que será montada para os desfiles das escolas de samba, na região da Praça de Eventos Mário Roque, na próxima semana. Também haverá entrega de panfletos sobre dengue e febre amarela.

Outro serviço que será prestado, ainda no Banho a Fantasia, será do Conselho Regional de Psicologia. No próximo domingo, doze psicólogos do litoral vão entregar água, preservativos e material informativo aos foliões.

O bloco “Bebeu Água” vai atuar na redução de danos e tem o objetivo de ampliar a reflexão e o conhecimento sobre o uso de drogas em contextos de festas, como o Carnaval. O intuito da entrega de copos com água é diminuir o efeito do álcool nos foliões. A ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e também da 1.ª Regional de Saúde.

Festa tradicional chega ao 70º ano (Arquivo AL)

SOBRE O BANHO A FANTASIA
O Banho de Mar a Fantasia é um evento tradicional que marca a abertura do Carnaval em Paranaguá. A concentração acontece na Praça Rosa Andrade, conhecida como Praça do Guincho.

A festa acontece pelas ruas do Centro Histórico da cidade, sempre aos domingos.

Há sete décadas, o cortejo encerrou com o mergulho no mar, ainda com a fantasia. A partir de então, a brincadeira foi batizada – Banho de Mar a Fantasia – e se repete todo ano.

Esta tradição a cada ano atrai mais e mais foliões que brincam e dançam nas ruas. Em 2019, o percurso terá 1,5 km aproximadamente, saindo da Praça do Guincho até a Praça de Eventos Mário Roque, dispersando na Rua João Estevão, e contará com três pontos de apoio no trajeto.

A passeata é precedida por um carro de som, e é comum os moradores das casas, por onde passa o circuito, ajudarem a refrescar os foliões com jatos dágua.

Os foliões percorrem as ruas do centro da cidade com fantasias diversas ou com abadás dos blocos e terminam o percurso na Praça de Eventos “Mário Roque”

PROGRAMAÇÃO
  • Concentração: A partir das 9h na Praça Rosa Andrade (Praça do Guincho)
  • Início do Cortejo: 11h
  • Término do desfile dos blocos: 17h
  • Dispersão: 18h
Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios